Sabe o que é a estratégia de “Total Enterprise Reinvention”? Inclui novas tecnologias e formas de trabalho para responder ao actual contexto volátil. Veja aqui como tornar a sua empresa “reinventor”

Segundo um estudo da Acenture, o ambiente volátil que se vive actualmente levou a que um pequeno grupo de empresas adoptasse uma estratégia de Total Enterprise Reinvention, a qual inclui novas tecnologias e formas de trabalho, de modo a poderem crescer e liderar nos seus mercados.

 

A Total Enterprise Reinvention é a estratégia alimentada pelos avanços em tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) e a Cloud Computing.

Actualmente, apenas 8% das empresas inquiridas são ‘Reinventors’, estabelecendo uma nova meta de desempenho para si próprias e, na maioria dos casos, para as suas indústrias. A sua transformação está centrada em torno de um core digital forte e de novas formas de trabalho que ajudam a optimizar as operações e a impulsionar o crescimento.

Como parte do estudo, a Accenture integrou mais de 1500 executivos, 75% dos quais concordaram que uma série de forças externas, particularmente o ritmo da inovação tecnológica, a mudança das preferências dos consumidores e as alterações climáticas vão acelerar ainda mais o seu investimento na transformação digital.

A maioria das empresas (86%) concentra-se na transformação de partes do seu negócio e trata a transformação como um programa finito e não como um processo contínuo. A Accenture chama a estes ‘Transformers’. Os restantes seis por cento das empresas são ‘Otimizers’. Estes últimos concentram-se em transformações funcionais de âmbito limitado e, nestes casos, a tecnologia não é consideradaum facilitador significativo das suas transformações.

No caso dos ‘Reinventors’, estas empresas reportam um crescimento de receitas incremental de 10%, melhorias na redução de custos em 13% e melhorias no balanço 17% mais elevadas do que os Transformers.

Também proporcionam 1,3 vezes mais valor financeiro nos primeiros seis meses do que os ‘Transformadors’ – um reflexo da velocidade a que os ‘Reinventors’ operam. Além disso, dois terços dos ‘Reinventors’ dizem que a entrega da sua estratégia de reinvenção está a ser significativamente mais rápida em relação a transformações passadas, em comparação com menos de um terço dos ‘Transformers’.

 

Como é que as empresas se podem tornar ‘Reinventors’?

As empresas que adoptam a Total Enterprise Reinvention  apresentam seis características:

  1. Reinvenção é a estratégia. Já não é uma alavanca de execução.
  2. core digital torna-se uma fonte primária de vantagem competitiva. Aproveitam o poder da Cloud, dos dados e da IA através de um conjunto interoperável de sistemas em toda a empresa que permite o rápido desenvolvimento de novas capacidades.
  3. A reinvenção vai além dos padrões de referência. A tecnologia e as novas formas de trabalho criam uma nova meta de desempenho.
  4. A estratégia de talento e o impacto das pessoas são fundamentais para reinventar. Estas empresas consideram a gestão da mudança uma competência central.
  5. A reinvenção não tem fronteiras e quebra silos organizacionais. Aborda as capacidades end-to-end.
  6. A reinvenção é contínua. Já não é uma reinvenção pontual definida no tempo, mas uma capacidade continuamente explorada pela organização.
Ler Mais