Sabe o que é o job crafting? É uma das tendências do trabalho do futuro

O job crafting baseia-se em permitir que os colaboradores transformem o seu trabalho para que se alinhe mais com os seus valores e propósitos, dando assim um novo sentido às suas funções. Esta metodologia é recente e a Adecco considera-a uma das tendências do trabalho do futuro.

 

No mundo empresarial, os colaboradores aproveitam as oportunidades de projectos e trabalhos para personalizarem e imprimirem neles a sua própria marca.

A metodologia de job crafting encoraja os profissionais a estar conscientes de como agir, interagir e pensar o trabalho. Assim, são capazes de redesenhar e personalizar aspectos das responsabilidades profissionais que promovem o compromisso, a resiliência e o desenvolvimento. Tudo isso implica, além disso, que se sintam realizados e mais satisfeitos.

Entre os benefícios que o job crafting oferece, quer a empresas, quer a indivíduos, estão o aumento do compromisso, lealdade, significado, experiências de trabalho únicas e personalizadas, desempenho e bem-estar geral.

A consultora Adecco deixa algumas dicas de como aplicar esta metodologia de job crafting.

 

1. Gestão de tarefas: Devemos estar conscientes das mudanças que podemos adaptar para realizar o nosso trabalho, incluindo o design, adição ou eliminação de tarefas.

2. Criação relacional: Devemos analisar como interagimos com os outros, dentro e fora do trabalho.

3. Desenvolvimento cognitivo e percepção: Temos que repensar no nosso trabalho globalmente. É importante destacar o valor e a importância que o nosso trabalho nos oferece e como isso afeta ou dá significado aos outros.

Além dessas abordagens básicas, as empresas começam agora a explorar as formas como o job crafting pode ser usado para promover o crescimento, o desenvolvimento pessoal e a progressão na carreira.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...