Sabe o que é um coffee nap? Conheça este hábito que pode tornar o seu dia de trabalho mais produtivo

Após o almoço, não é incomum sentir sonolência, bem como ter vontade de dormir. Se costuma lidar com isso diariamente, saiba que com o coffee nap é possível deixar o seu dia ainda mais produtivo.

De acordo com o site Vitat, o coffee nap é tomar um café após o almoço e fazer uma sesta de 20 minutos.

Sentir sono depois do almoço é um mecanismo natural do nosso organismo, chamado de sonolência pós-prandial. Dessa forma, isto ocorre porque o corpo precisa de transformar os nutrientes dos alimentos em energia.

Vários especialistas explicam que o coffee nap aumenta os níveis de energia por causa do seu efeito na adenosina, uma substância química que promove o sono. Quando começamos a sentir sono e cansaço, a adenosina circula pelo nosso corpo em grandes quantidades.

Desta maneira, essa substância é captada pelos receptores do cérebro. Se tomar café, a cafeína compete por esse espaço e impede que a adenosina seja recebida pelo cérebro. Portanto, a sensação de sonolência desaparece.

Um estudo feito pela Universidade do Sul da Austrália testou a eficácia do coffee nap. A pesquisa contou com a participação de seis pessoas que deviam ingerir 200 mg de cafeína ou placebo antes de fazer uma sesta de 30 minutos. Os participantes realizaram o teste às 03h30 da madrugada, pois neste horário teriam mais sono e, consequentemente, conseguiriam dormir mais facilmente sem comprometer a pesquisa.

Os resultados mostraram que através do coffee nap, houve menos fadiga após a sesta em comparação com o placebo.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*