Sabe o que significa liderar com bondade? Descubra o que é e se é isso que se passa no seu local de trabalho

Você não pode ser mais gentil com os outros do que consigo mesmo. Agradar às pessoas é, na verdade, um mecanismo de defesa e esses surgem quando nos sentimos inseguros e com medo.

Pense numa situação em que você fez de tudo para agradar às pessoas. Para evitar sentir a dor potencial do julgamento ou de ser rejeitado, o mecanismo de defesa de agradar às pessoas entra em acção e leva-nos a dizer “sim” quando não é isso o que realmente se deseja. Ou leva-nos a elogiar alguém quando não é isso se quer fazer mas faz-se apenas para gostem de nós.

Como líder, você pode preocupar-se com a percepção dos seus colaboradores. Se você for muito gentil, pode preocupar-se com o facto de as pessoas o verem como uma pessoa simples e não o considerem com respeito. Por outro lado, se você for muito severo, pode ser visto como indiferente ou implacável. Mas quando você exibe verdadeira bondade como líder, o reforço chega com a empatia.

Se lhe parecer difícil aplicar a empatia, isso deve-se aos mecanismos de defesa. Então, como trabalhar com esses mecanismos de defesa para que se possa praticar a empatia? Através da autoaceitação.

Esta significa aceitar-se exactamente como você é, o que reduz as suas inseguranças.

Como se faz isso? Seja gentil consigo esmo. Ser gentil inclui permitir-se sentir-se bem em relação ao seu progresso em direcção a uma meta, perdoar- se por erros e falhas e permitir-se sentir-se bem em relação aos seus pontos fortes e talentos.

Quanto mais gentil você for consigo mesmo, menos defensivo ficará nas suas interacções. Uma autoaceitação mais elevada significa que você limita os limites e impede que agrade às pessoas. Isso permite que a verdadeira bondade surja para com os outros.

A verdadeira bondade para com os outros quando se está numa posição de liderança significa ser claro na comunicação. É bom ser claro sobre suas expectativas em relação aos outros e ser claro quando as suas expectativas não forem atendidas. É uma boa ideia dar feedback à sua equipa sobre o seu desempenho.

Seja gentil e verá que a gentileza desempenha um papel importante na eficácia da liderança.

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