Sabe onde vivem os portugueses mais ricos? Estão concentrados em seis concelhos

Segundo o Gabinete de Estudos do Ministério das Finanças, os mais ricos de Portugal vivem em seis concelhos do país, noticiou o Negócios.

 

A análise, que utiliza dados das notas de liquidação de IRS de 2020 da Autoridade Tributária, mostra que existem 0,1% de portugueses milionários e que estes vivem nas zonas da Grande Lisboa e do Grande Porto.

Na capital habitam 1.838 agregados, auferindo cerca de 264,6 mil euros por ano, seguido dos concelhos do Porto (485), Cascais (484), Oeiras (312), Sintra (194) e Vila Nova de Gaia (120).

De acordo com o Negócios, os dados mostram ainda as famílias que têm os rendimentos brutos 0,1% mais altos, as que receberam em 2020 uma média 264,4 mil euros, auferiram mensalmente uma média de 18,9 mil euros, mas por outro lado, foram também as que pagaram mais de IRS, 42,25%.

Do outro lado da moeda, onde se regista uma maior concentração de pobreza é no litoral algarvio e nas ilhas. Todos os concelhos do Algarve concentram a maior fatia das pessoas com menos rendimentos do país, sendo que os 10% mais pobres do país fazem parte dos 22,6% da população do concelho de Albufeira.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.