Sabe por que o Marketing Digital é uma das melhores áreas para trabalhar hoje? Eis cinco motivos

O Marketing Digital é uma área em evidente crescimento, como podemos confirmar pela grande onda de recrutamento de profissionais desta área para trabalharem em empresas no nosso país e em todo o mundo.

Por Marco Gouveia, consultor e formador de Marketing Digital, CEO da Escola Marketing Digital e autor do livro “Marketing Digital: O Guia Completo”

 

A profissão acaba, assim, por ser bastante apelativa pela alta procura que tem neste momento, mas também pelos benefícios que geralmente oferece, alinhados com o mundo moderno, os novos hábitos e mentalidades pós-pandemia. Eis alguns dos motivos pelos quais o Marketing Digital é uma das melhores áreas para trabalhar hoje em dia.

1 – O futuro é promissor

Um factor a considerar quando escolhemos a área da nossa formação principal passa, sem dúvida, pelas perspectivas futuras de emprego. É uma área com alta procura? Que grau de segurança e estabilidade oferecem os empregos nesta área?

Ora, o futuro da área de Marketing Digital é promissor, com uma forte tendência para o crescimento, como temos vindo a assistir nos últimos anos. As profissões ligadas ao Marketing Digital são cada vez mais procuradas pelas empresas, o que significa que quem possui algum tipo de especialização nesta área facilmente consegue um emprego. Além disso, os empregos oferecem um grau de segurança e estabilidade bastante satisfatório. Enquanto as pessoas passarem tempo na internet, o Marketing Digital será útil, pois as marcas continuarão a precisar de pessoas para gerir a sua reputação online, com vista a alcançarem mais vendas.

2 – Não precisa obrigatoriamente de uma licenciatura na área

Hoje em dia, não é obrigatório possuir uma educação formal para trabalhar nesta área e ser bem sucedido. É verdade que a maioria dos empregadores valorizam os candidatos que possuem uma licenciatura na área, no entanto, tal não é sinónimo de emprego garantido ou qualificação para desempenhar as funções, pois muitas das skills de Marketing Digital não são ensinadas nas faculdades, para se dizer a verdade.

O que as faculdades tradicionais ensinam sobre Marketing Digital hoje, será conteúdo perfeito para colocar num museu daqui a 3 anos, quando os alunos terminarem os estudos. Nesta área em constante mutação, ficamos desactualizados num piscar de olhos, se não investirmos regularmente na nossa formação. Por isso, cursos práticos de marketing digital são imprescindíveis para ganhar as habilidades necessárias mais rápido e com um custo menor do que uma graduação tradicional. Além disso, são a opção ideal especialmente para quem está a começar nesta área a cargo próprio, ao invés de numa empresa, pois permitem ganhar alguma experiência e realizar trabalhos que pode colocar no seu portefólio (um poderoso aliado para conseguir os primeiros clientes ou mostrar a possíveis empregadores).

3 – Possibilidade de trabalhar por conta própria

É certo que não precisa de trabalhar em Marketing Digital por conta própria para se sentir realizado(a) ou para obter boas condições de trabalho e uma boa remuneração. Não obstante, temos de admitir que a sensação que se tem quando se conquista os próprios objectivos é deveras gratificante. Há quem diga que a motivação é mais fácil de encontrar quando somos o nosso próprio chefe e trabalhamos para as nossas próprias metas. Para muitos digital marketers, trabalhar para eles próprios é, na verdade, a melhor característica da profissão.

Outro ponto positivo de gerir o seu próprio negócio online é a possibilidade de o escalar. O que significa isto? A quantidade de clientes que pode ter só depende de si, bem como a remuneração que obtém. Quantos mais clientes tiver e/ou mais cobrar pelos seus serviços, mais irá ganhar. Assim, se for uma pessoa capaz de lidar com essa responsabilidade, vale a pena tentar. Para quem é bom profissional, disciplinado o suficiente para manter a consistência e garantir a boa performance do negócio dia após dia, as recompensas são grandes.

4 – Possibilidade de trabalhar remotamente

Tudo o que precisa é um computador e uma boa conexão de internet – além de conhecimentos de Marketing Digital, claro! Há vários profissionais desta área que trabalham a partir de casa, sejam trabalhadores por conta própria ou por conta de outrém. Alguns trabalham até para empresas situadas noutro país, o que se torna interessante, uma vez que o salário que recebem é o salário praticado no país em que se situa a empresa – que, normalmente, é superior ao praticado em Portugal.

5 – Remuneração e benefícios

Como existe uma grande procura das empresas por estes profissionais – o relatório “Jobs on The Rise 2021” do Linkedin apresenta a profissão de “especialista em marketing digital” entre as 15 mais procuradas em grande parte dos países da Europa -, os salários tendem a ser bastante atractivos, existindo, ainda, uma porta aberta à negociação. De acordo com a Michael Page, consultora especializada na contratação de talento qualificado, a remuneração bruta de funções ligadas ao Marketing Digital em 2022 vai de 2.000€ brutos/mês aos 4.500€ brutos/mês. Além disso, muitas agências de Marketing Digital oferecem ainda outros benefícios como flexibilidade de horário, possibilidade de trabalhar remotamente (como já vimos), seguro de saúde, presença em eventos pagos e formação contínua para que os seus profissionais mantenham o ritmo numa indústria que está em constante evolução.

Se ficou com interesse em ingressar na área do Marketing Digital, o meu conselho é que comece por estudar o livro Marketing Digital – O Guia Completo e testar as estratégias por si próprio. Caso pretenda obter conhecimento mais rapidamente e com um acompanhamento de profissionais especializados e experientes na área, aposte num Curso Intensivo de Marketing Digital.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.