São estes os 10 países mais atractivos para profissionais qualificados (spoiler alert: Portugal não está na lista)

Muitos profissionais qualificados estão a fazer as malas e a migrar para determinados países, líderes na competitividade de talento, avança o Business Insider. Veja quais são.

 

A Suíça é mais uma vez o país mais competitivo em termos de talentos do mundo, concluiu o Índice Global de Competitividade de Talentos de 2023 do Insead. O índice analisou seis pilares para 134 países, como a capacidade de cada país de capacitar, atrair, desenvolver e reter talentos, bem como a qualidade das competências profissionais e técnicas e das competências de conhecimento global.

O topo da lista manteve-se bastante estável durante a última década, dominada por países mais ricos que atraem talentos com maior facilidade.

É provável que a IA consiga separar ainda mais os mercados de trabalho robustos dos menos avançados, observou o relatório. E no meio da incerteza económica global que afecta o comércio e os investimentos, o Insead prevê que a chamada “guerra de talentos” continue.

A Suíça ocupa o primeiro lugar da lista há 10 anos consecutivos. É líder global na capacitação e retenção de talentos, concluiu o relatório, e ficou em segundo lugar em competências profissionais e técnicas. Também ficou em primeiro lugar em sustentabilidade, pois possui altos níveis de protecção social e elevada qualidade a nível ambiental.

A Suíça também foi classificada como o melhor país do mundo, de acordo com uma análise do U.S. News & World Report divulgada em Setembro.

Singapura, que ficou em segundo lugar, liderou a lista em termos de competências de alto nível e impacto de talentos. Também ficou entre os três primeiros pela sua capacidade de atrair e desenvolver talentos, bem como pelas competências profissionais e técnicas, em parte devido à educação formal de alto nível. O relatório observou que Singapura tem uma forte capacidade de combinar a oferta de mão-de-obra com a procura do mercado de trabalho, e o país também ficou em quarto lugar a nível de abertura externa para atrair negócios e talentos estrangeiros.

Os EUA ficaram em terceiro lugar geral, após ocuparem o quarto lugar no ano passado. São o líder mundial em crescimento e competências profissionais e técnicas, e estão em primeiro lugar na aprendizagem ao longo da vida e em segundo lugar na educação formal. Ficaram igualmente em sexto lugar quanto a competências de nível médio e empregabilidade, embora estejam apenas em 22.º na atracção de talentos.

Ler Mais