Sabe quais são as seis interrupções de carreira mais comuns?

É cada vez mais comum os profissionais fazerem interrupções durante o seu percurso profissional e são muitas as razões que as podem justificar.

 

Seja para cuidar dos filhos, viajar ou porque a esperança média de vida está aumentar, e por isso, as pessoas têm não só mais oportunidades, como provavelmente vão trabalhar durante mais anos, é cada vez mais comum fazer-se interrupções ao longo do percurso profissional. Isto faz com que as carreiras não sejam tão lineares, o que não tem problema. Mas é necessário explicar estas situações numa entrevista de emprego.

Tendo isto em conta, a Hays destaca as seis interrupções de carreira mais comuns e como explicá-las numa entrevista de emprego.

 

1. Por motivos de doença – Não há necessidade de fornecer detalhes específicos sobre a doença. Explique como utilizou o tempo livre, por exemplo, pode ter aproveitado o tempo para ler e aprender mais sobre as tendências do setor. Demonstre que está pronto para voltar a trabalhar, enfatizando porque é que acha que aquela oportunidade é a ideal para si.

 

2. Cuidar de um parente – Também não será necessário entrar com pormenores sobre as suas responsabilidades de cuidar de um familiar. Deixe claro que o seu familiar já recuperou ou que tem mais assistência médica. Explique como é que está pronto para aceitar o novo desafio.

 

3. Viagem – Concentre-se nas razões pelas quais decidiu viajar, realçando a procura pelo desenvolvimento pessoal, a maior consciência cultural e adquirir novas perspectivas. Deixe bem claro que está pronto para voltar a trabalhar.

 

4. Procurar novos desafios – Explique como tem procurado proactivamente por um novo desafio profissional. Deixe claro que utilizou esse tempo para pensar realmente no que pretende numa nova função e de um novo empregador. Mostre como aproveitou esse tempo para aperfeiçoar e manter-se actualizado sobre as tendências do sector onde está inserido. Descreva porque é que acha que a posição é a indicada, pois está à procura do desafio certo.

 

5. Cuidar dos filhos – Explique porque é que reservou tempo para priorizar a sua família e cuidar dos seus filhos. Concentre-se no motivo pelo qual acha que se sente pronto para voltar a trabalhar.

 

6. Estudar – Esclareça porque decidiu voltar a estudar, assim como que competências quis adquirir e desenvolver. Destaque que é dedicado ao desenvolvimento pessoal e acha que as aptidões seriam úteis para a oferta de trabalho a que está a concorrer.

Ler Mais