Sabe qual a rede social preferida dos portugueses? Não é a que está a crescer mais.

O Facebook continua a ser a rede social com maior notoriedade espontânea e com mais utilizadores em Portugal. Mas há outras redes sociais que estão a ganhar terreno entre os portugueses, tanto na sua utilização, como na notoriedade espontânea em relação às respectivas marcas. Esta é uma das conclusões da edição de 2021 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, que identifica o Instagram, o Whatsapp e o TikTok como exemplos de redes em clara ascensão em Portugal. 

O estudo produzido pela Marktest identifica o Facebook como a rede social com mais referências espontâneas por parte dos inquiridos, com um registo de 98,5% de respostas quando se questiona sobre as redes sociais que os portugueses conhecem. Um valor que representa uma ligeira quebra face aos 99,6% de notoriedade verificados em 2020 e que encurta a distância em relação à segunda rede mais citada, o Instagram, que mantém a sua notoriedade em crescimento, para 89,6% de referências espontâneas (ou seja, sem sugestão de respostas).  Há cinco anos, sublinhe-se, a notoriedade do Instagram em Portugal situava-se nos 54,9%.

O Twitter mantém a terceira posição no índice de notoriedade espontânea, com 57.5%, e o TikTok – que foi analisado pela primeira vez em 2020 por este estudo da Marktest –, sobe agora para o quarto lugar, já com 32.2% de referências, confirmando assim a clara tendência de crescimento que vem apresentando no nosso país. O WhatsApp ocupa a quinta posição das redes sociais mais referidas de forma espontânea, com 27.5%.

No que respeita ao uso destas plataformas, os portugueses têm, em média, contas criadas em seis redes sociais. Ou seja, mais do dobro da média que se verificava em 2011, quando a Marktest começou a produzir este estudo. Um registo que confirma o crescimento exponencial do hábito de uso de redes sociais e que ganha ainda maior volume entre os mais jovens, onde sobe para 9 a média de redes onde têm perfis.

Também neste critério o Facebook domina em Portugal, com 93.4% dos utilizadores de redes sociais a afirmarem ter perfil criado nesta rede, o que traduz um crescimento de 1.2 pontos percentuais face a 2020. Seguem-se o WhatsApp, com 82.6% dos utilizadores (mais 2.6 p.p.) e o Instagram, que se mantém como a terceira rede mais utilizada, com 76.1% (mais 2.8 p.p.).

Twitch e Telegram destacam-se também na edição de 2021 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, assumindo-se como as redes sociais cuja penetração em Portugal mais cresceu durante o último ano. O Twitch duplicou os valores do ano anterior, para os 10.1%, enquanto o Telegram quase duplicou a penetração e atingiu os 21.9%, entrando para o top 10.

Ler Mais