Sabe qual é a probabilidade de um robô ficar com o seu trabalho?

Cerca de 35% dos actuais postos de trabalho no Reino Unido correm um elevado risco de serem automatizados ao longo dos próximos 20 anos, revela um estudo da Universidade de Oxford e Deloitte.

De acordo com a pesquisa, ‘The Future of Employment: How susceptible are jobs to automation’, divulgada pela BBC, certos aspectos de uma profissão são mais simples de automatizar do que outros. Assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas e psicólogos estão entre as ocupações menos prováveis de serem desempenhadas por máquinas, uma vez que envolvem ajudar e cuidar dos outros, acções onde a empatia assume um papel crucial.

Empregos que exijam que os colaboradores cheguem a soluções e ideias criativas e originais (por exemplo, artistas, designers ou engenheiros) também mantêm uma vantagem significativa face à automação. Além disso, tarefas que requeiram um alto grau de inteligência e habilidades sociais de negociação, como cargos de Gestão, estão igualmente em menor em risco de deixarem de ser realizadas por seres humanos.

Contrariamente, enquanto certos empregos de Vendas, como operadores de Telemarketing e bancários pode envolver tarefas interactivas, outros não precisam necessariamente de um alto grau de inteligência social, deixando-os expostos à automação. Com o melhoramento de sentidos, a maior capacidade de movimentos e de manipulação de objectos, os robôs industriais serão capazes de executar uma vasta gama de tarefas manuais cada vez mais complexas.

Algoritmos sofisticados estão a desafiar uma série de funções de escritório e de apoio Administrativo, em particular nos serviços Jurídicos e Financeiros. As máquinas já estão a começar a assumir um certo número de operações realizadas por profissionais da área Jurídica, digitalizando milhares de documentos para ajudar na investigação pré-julgamento.

 

Verifique a posição que algumas profissões ocupam nesta tabela e a probabilidade que correm de serem automatizadas ao longo dos próximos 20 anos:

  1. 1 – Vendedor por telefone – 99,0%
    2 – Dactilógrafo – 98,5%
    3 – Assistente Jurídico – 97,6%

    54 – Administrativo de Recursos Humanos – 89,7%

    225 – Gestor ou director de Recursos Humanos – 32,2%

    364 – Conselheiro de Educação e inspector escolar – 0,4%
    365 – Publicano ou gestor de locais licenciados – 0,4%
    365 – Gerente ou proprietário de alojamento ou hotel – 0.4%
Ler Mais