Sabe qual o segredo do sucesso dos melhores líderes?

Líderes há muitos, mas nem todos dominam a arte de liderar para a excelência. Além de visão, é preciso coragem para não ceder à pressão e ao ritmo de trabalho acelerado. E ter em conta três dicas.

 

Afinal, o que distingue estes líderes? Segundo a revista americana “Fast Company”, que cita uma investigação da psicóloga Alia Crum, de Stanford, a resposta pode ser a resiliência, que diz respeito à capacidade que uma pessoa demonstra para adaptar-se e superar situações adversas. É uma «força mental» que nos ajuda a evitar bater no fundo do poço.

«Os melhores líderes têm uma tendência natural para dar resposta aos desafios. Entendem a pressão como algo motivador e não como uma barreira. Eles veem a oportunidade antes da dificuldade e decidem estar à altura do desafio mesmo quando há barreiras no seu caminho», conclui o estudo.

Felizmente, todos podemos desenvolver a resiliência. Embora sobejamente conhecidas, a “Fast Company” lembra três dicas para começar a aplicar imediatamente. Tome nota:

1. Descubra os «porquê»
Comece por pensar sobre os objectivos que suportam uma determinada escolha, nomeadamente uma mudança de emprego ou até de carreira. Desta forma, estará a alinhar a sua mentalidade com um propósito e isso irá torná-lo mais resiliente naqueles momentos difíceis em que sente mais sobrecarregado.

2. Foque-se no seu crescimento
O nervosismo faz parte. É normal sentirmo-nos desafiados quando queremos atingir o nosso potencial máximo. Deve tentar afastar-se da sua zona de conforto e, ao mesmo tempo, gerir o ritmo de trabalho que consegue suportar. Projecte-se feliz no futuro.

3. Mude o seu pensamento
Trabalhe a sua mente para desenvolver um mindset positivo. Aprenda a olhar para os fracassos como aprendizagens e oportunidades.

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Banco Montepio aponta a quem procura casa
Automonitor
Presidente promulga diploma sobre alteração de matrículas automóveis