Saiba como a C&A cria uma experiência de trabalho orientada para a felicidade e a excelência

Na C&A tem-se consciência de que o caminho tem muitos desafios e acredita-se que o sucesso passa por ter «equipas felizes e responsáveis» e por «criar uma experiência de trabalho onde os colaboradores se sintam seguros, saudáveis, desenvolvidos e comprometidos».

 

Por Sandra M. Pinto

 

Foi em Sneek, nos Países Baixos, que, em 1841, os irmãos Clemens e August fundaram a C&A. A empresa, que carrega no nome as iniciais dos seus fundadores, soma hoje mais de 1800 lojas, localizadas em 24 países, posicionando-se entre as maiores redes de retalho têxtil do mundo. «Para além da Europa, a C&A está também presente no Brasil, no México e na China», refere Celina Bello, directora de Recursos Humanos da empresa, revelando que, a nível global, a organização conta com mais de 31 mil colaboradores, 436 deles em Portugal.

Passados todos estes anos, desde o seu nascimento, a C&A mantém-se fiel à missão que sempre a definiu. «Queremos disponibilizar e democratizar o acesso à moda, de forma abrangente, seja aos estilos e formatos de roupa, como no que aos diferentes tamanhos diz respeito», realça a responsável. Desta forma, «a C&A pretende ser inclusiva e dar oportunidades para que todas as pessoas possam encontrar peças de tendência, confortáveis ou até para uma ocasião especial; as possibilidades são infinitas».

Com a sustentabilidade no ADN, a C&A tem a intenção de continuar a trabalhar para melhorar ainda mais os seus processos, tornando-os sempre mais verdes, além de continuar a aplicar esta preocupação também nas suas colecções, pois, quer ser «uma empresa de pessoas para pessoas que cuidam do planeta».

No que respeita em concreto à política de Recursos Humanos, Celina Bello esclarece que a estratégia C&A passa por apoiar os colaboradores em todo o mundo, incentivando e promovendo o talento, a equidade, a igualdade de oportunidades e a confiança mútua. «Acreditamos no nosso papel como promotores, a nível interno e externo, da nossa marca e dos nossos valores, tendo nos últimos anos avançado bastante na aposta nos nossos colaboradores e na marca empregadora. Estamos no LinkedIn e no Spotify com o podcast C&A. Ao longo do último ano, temos trabalhado para reforçar as nossas acções, de forma a contribuir para aumentar a inteligência emocional das equipas, desenvolver as suas habilidades e pontos fortes, permitindo uma conciliação mais eficaz entre a vida laboral e pessoal», sublinha. «Só assim podemos fazer crescer também a nossa C&A: sentir-se forte na C&A torna a C&A forte.»

 

“C&A Cuida de ti”
Desde o início da pandemia que a prioridade máxima da C&A assentou na segurança dos seus colaboradores e clientes. Por esse motivo, investiu em novos protocolos para o garantir e para evitar possíveis contágios. Mas esta aposta é já anterior à pandemia. Tendo desde sempre tido a saúde dos seus profissionais como a sua prioridade, cuja importância se reforçou com o impacto directo que a pandemia teve, e continua a ter, na vida das pessoas e, consequentemente, na sua saúde mental, a empresa lançou o programa “C&A Cuida de ti”. «É um programa especial de apoio aos colaboradores, que também inclui um plano de apoio psicológico e emocional personalizado», revela Celina Bello. Mensalmente, é abordado um tema para que os colaboradores adquiram conhecimentos e ferramentas sobre um assunto específico. «Os conteúdos são incluídos numa newsletter digital com informações, dados, conselhos e recomendações de especialistas, aos quais se somam acções concretas para reforçar as suas capacidades», explica.

O programa foi pensado não só para todos os colaboradores da C&A, mas também para os seus familiares, englobando duas áreas fundamentais de apoio: o psicológico e o psicossocial. A primeira inclui planos de educação familiar, gestão de stress, estratégias de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. No que diz respeito à área psicossocial, esta engloba projectos relacionados com subsídios especiais, apoio a idosos, planos de educação infantil e creche, alguns projectos de economia social, entre outros.

O “C&A Cuida de ti” já existia antes da pandemia, e é intenção da empresa continuar. «Este é um dos grandes projectos que nos ajudam a desenvolver a nossa estratégia de cuidar, surpreender e fortalecer os colaboradores», sublinha Celina Bello, acrescentando: «Estamos muito orgulhosos dele, pois a reacção dos colaboradores tem sido muito positiva, com as equipas a demonstrar um sentimento caloroso de agradecimento e orgulho por fazerem parte da C&A.»

Mas a C&A não está sozinha nesta iniciativa; conta com o apoio da organização Pulso, que fornece o trabalho de psicólogos e assistentes sociais, oferecendo esse serviço aos colaboradores da C&A e às suas famílias, de forma anónima e confidencial. «As chamadas são atendidas directamente por psicólogos e trabalhadores sociais, com uma muita experiência», garante a responsável.

Ao “C&A Cuida de ti”, a empresa aliou outras iniciativas, como um podcast, cujos conteúdos são elaborados para reforçar os valores corporativos da marca através de conversas com especialistas. Celina Bello explica a aposta: «O lançamento do podcast chega para cimentar a nossa estratégia de sermos uma marca mais moderna e tecnológica, capaz de chegar a todos os seus públicos de interesse. Também queremos demonstrar que não estamos alheios às dificuldades que tempos tão incertos como os que vivemos representam para muitas pessoas, e queremos estar lá para elas, e se o podcast puder contribuir, isso traz-nos felicidade.»

 

Formação e conciliação
Para além da saúde e segurança, também a formação é um pilar estratégico na política de Recursos Humanos da C&A. É vista como uma área-chave, trabalhando a organização para o desenvolvimento do potencial dos seus colaboradores. Para tal, e de acordo com Celina Bello, a empresa tem vindo a desenvolver ferramentas e medidas específicas, que partilha:

• Universidade C&A – integra-te, actualiza-te e cresce na C&A; Plano de Formação Anual:

• Estratégia geral RH, com um guia orientador para a definição do plano de formação anual;

• Plataforma de Formação, que permite o registo das horas de formação por pessoa e consulta de manuais, materiais e itinerários formativos.

 

«Além destes, no ano passado iniciámos uma colaboração com a empresa Goodhabitz, proporcionando a todos os colaboradores com utilizador C&A, a possibilidade de aceder a todos os cursos desta plataforma», acrescenta a responsável.

Outra aposta da C&A é a conciliação entre a vida laboral e pessoal, promovendo «novas formas de trabalhar, mais modernas, mais conciliadoras, mais digitais. Mesmo antes da pandemia, já utilizávamos novas ferramentas como a WebEx e o Teams para reuniões e/ ou formações, o que nos ajudou na adaptação ao teletrabalho», faz notar, ressalvando: «Somos uma empresa que valoriza muito o contacto com as pessoas e uma marca com fortes valores humanos, por isso vamos continuar com a nossa estratégia de sermos cada vez mais modernos e tecnológicos, incorporando modelos mistos naqueles postos mais susceptíveis de teletrabalho, o que garantirá a protecção de todos, tornando a nossa aposta cada vez mais sustentável e conciliadora da vida laboral e profissional.»

Num futuro próximo, a estratégia de Gestão de Pessoas da C&A continuará a passar por priorizar, em primeiro lugar, a saúde, tanto física como emocional, dos seus colaboradores. «Creio que deve ser uma prioridade para todos, pois temos de estar bem, física e mentalmente, para enfrentar todos os dias com positividade, energia e empatia», enfatiza Celina Bello. «Queremos assegurar o compromisso dos nossos colaboradores para com a empresa, potenciar o orgulho de pertença e assegurar o empoderamento através de uma cultura de desenvolvimento, a nível pessoal e profissional.»

Pelo caminho, serão muitos os desafios, tal como já o eram no passado. «Na indústria do retalho sempre tivemos desafios, e continuaremos a tê-los, é isso que apaixona quem trabalha neste sector», acredita. Mas será «cada vez mais necessária rapidez e flexibilidade na adaptação às mudanças digitais do mercado, às necessidades dos clientes e dos competidores e das pessoas em geral».

Como directora de Recursos Humanos, Celina Bello pretende continuar a trabalhar na jornada rumo a uma organização mais ágil e moderna. «Queremos ter equipas felizes e responsáveis, tal como queremos criar uma experiência de trabalho onde os nossos colaboradores se sintam seguros, saudáveis, desenvolvidos e comprometidos. Só assim retemos o talento, fazendo da C&A uma empresa orientada para a felicidade, a eficiência e a excelência», conclui.

 

Este artigo foi publicado na edição de Junho (nº.126) da Human Resources.

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