
Sabe identificar um mau líder?
75% dos colaboradores americanos classificam o seu chefe como o pior e maior factor de stress no trabalho, revela uma investigação da Associação Americana de Psicologia.
Ter um mau líder pode mesmo prejudicar a saúde e sanidade dos profissionais. A preocupação em ser despedido faz com que os colaboradores sejam mais propensos a ter problemas de saúde em 50%, revelam estudos da Harvard Business School e da Universidade de Stanford, que mostram ainda que ter um trabalho excessivamente exigente aumenta em 35% as probabilidades das pessoas desenvolverem uma doença.
11% dos colaboradores que lidam com uma mau líder saem do emprego mesmo sem terem arranjado um novo, 27% deixam a organização assim que conseguem um novo trabalho, e 59% mantêm-se na empresa apesar do mau líder e das implicações que o mesmo tem na sua saúde e sanidade.
O especialista Travis Bradberry aponta quatro sinais que deve identificar para descobrir se está perante um mau líder:
- Constante depreciação. Se nota ou sabe que o seu chefe está sempre a relembrar o lugar dos seus colaboradores, a criticar e a culpar sem mais nem menos, então para o bem da sua saúde saia rapidamente.
- Birras diárias. As birras do chefe definem um tom emocional negativo que marca todo o seu local de trabalho. Este ambiente faz as pessoas sentirem-se tímidas, cautelosas e mata a criatividade. Se existir ou souber de um ambiente destes é altura de não aceitar o emprego ou seguir em frente.
- Pedidos ou ordens irracionais. Alguns lideres esquecem-se que tem obrigações pessoais e familiares fora do trabalho ou menosprezam a sua inteligência pedindo-lhe que trabalhe mais por razões menores ou dão ordens sem um racional que as sustente. Se todas as vezes que sair, sai com uma sensão de irracionalidade das decisões tomadas então está ou vai trabalhar num ambiente poluído.
- Líder por via administrativa ou “amizade”. Se há uma coisa extremamente negativa é o líder que não ascende pelo exemplo. Este tipo de líder normalmente não sabe do que fala, mete-se em tudo e os padrões que define para outros não os segue. Se o seu chefe é assim então está na hora de sair ou de não entrar.