Saiba em que sectores os salários mais aumentaram e diminuíram em Junho (remuneração base variou entre 658 e 2365 euros)

Foram divulgados esta quinta-feira os mais recentes dados do INE – Instituto Nacional de Estatística relativamente à remuneração por actividade económica.

 

No relatório divulgado pelo INE, em Junho de 2020, a remuneração total variou entre 761 euros, nas actividades de Alojamento, restauração e similares, e 3074 euros, nas actividades da Electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio. A remuneração regular variou entre 667 euros, nas actividades de Alojamento, restauração e similares.

«A remuneração base variou entre 658 euros, nas actividades de Alojamento, restauração e similares, e 2365 Euros, nas actividades da Electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio», refere o INE. «Em relação ao período homólogo de 2019, o maior aumento da remuneração total foi observada nas Actividades administrativas e dos serviços de apoio (N; 5,5%), seguido das actividades de Educação (P; 4,2%)».

Em sentido inverso, a remuneração total nas actividades da Electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio diminuiu 9,5%, a das actividades de Transportes e armazenagem diminuiu 7,6%, a das Actividades artísticas, de espectáculos, desportivas e recreativas diminuiu 6,6% e a das actividades Alojamento, restauração e similares diminuiu 5,1%.
Em Junho de 2020, a remuneração total diminuiu em oito das vinte secções analisadas.

O INE destaca ainda que «os maiores aumentos da remuneração regular foram observados nas Actividades administrativas e dos serviços de apoio (N; 6,9%) e nas actividades de Educação (P; 4,3%)», enquanto que as maiores diminuições foram registadas nas «Actividades artísticas, de espectáculos, desportivas e recreativas (R; -3,1%), nas actividades de Alojamento, restauração e similares (I; -2,8) e nas actividades dos Transportes e armazenagem (H; -2,6%)».

Relativamente à remuneração base, as actividades que registaram maior aumento homólogo foram, de acordo com os dados recolhidos pelo INE, «as Actividades administrativas e dos serviços de apoio (N; 7,3%) e a Administração Pública e Defesa; Segurança Social Obrigatória (O; 4,3%).

As maiores variações homólogas negativas foram registadas nas Transportes e armazenagem (H; -2,9%). nas actividades da Alojamento, restauração e similares (I; -1,8%) e nas Actividades artísticas, de espectáculos, desportivas e recreativas (R; -1,5%)».

 

Ler Mais