Saiba que sectores mais pretendem contratar em 2019

Os sectores do Comércio Grossista e Retalhista (+15%)  e de Fornecimento de Eletricidade, Gás e Água (+14%)  são os que mais pretendem contratar novos colaboradores no próximo ano. A conclusão é do estudo ‘ManpowerGroup Employment Outlook Survey’ para o primeiro trimestre de 2019.

 

Apesar de estes serem os sectores onde as intenções de contratação são mais notadas, sectores como o de Transportes, Logística e Comunicações também preveem contratar activamente.

O estudo perspectiva uma criação líquida de emprego de cerca de 9% para Portugal, revelando que as empresas nacionais mantêm um ritmo de contratação positivo. Considerando a totalidade dos sectores analisados no estudo, todos eles antecipam um crescimento da contratação durante o primeiro trimestre do ano. Para além dos sectores já  mencionados, o sector de Finança, Seguros, Imobiliário e Serviços projectam intenções positivas, com um crescimento de 13%.
Em contraponto, as empresas dos sectores Público e de Restauração e Hotelaria, reportam as projecções mais moderadas, de mais 4%.

De acordo com o estudo da Manpower, as contratações vão ocorrer essencialmente nas regiões norte e centro, que reportam previsões de crescimento líquido de emprego de 11%. Pelo contrário, na região sul, as empresas não mostram intenções de aumentar as suas equipas, prevendo-se até um recuo de 18% face ao ano passado.

Outra das conclusões é que as Grandes Empresas são as que esperam maior crescimento no ritmo de contratações (mais 24%), uma intenção partilhado pelas Médias e Pequenas Empresas, que também fazem projecções positivas, de 17% e 7%, respectivamente.

O estudo trimestral da ManpowerGroup recolheu as intenções de contratação de 60 mil empregadores em 44 países, incluindo 625 em Portugal.

 

Veja também estas notícias.

 

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Trotinetes hive chegam à app Free Now
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift