Salário médio na função pública sobe 4,5%. Saiba quanto passaram a ganhar em Janeiro

Human Resources com Lusa
16 de Maio 2023 | 08:40

O valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores da administração pública fixou-se em 1.619,6 euros brutos, em Janeiro, um aumento de 4,5% face ao mesmo mês de 2022, segundo estatísticas publicadas pela Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

 

«Em Janeiro de 2023, o valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no setor das administrações públicas situava-se em 1.619,6 euros, correspondendo a uma variação global média de +3,2% face ao mês de referência do trimestre precedente (Outubro 2022), e a uma variação homóloga de +4,5%», pode ler-se na síntese elaborada pela DGAEP.

Segundo explica o organismo, o aumento resulta da conjugação da entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios, bem como «das medidas de valorização remuneratória aprovadas para os trabalhadores em funções públicas».

Também o aumento do salário mínimo nacional em 55 euros, para 760 euros, em Janeiro, e a actualização da base remuneratória da administração pública, para 761,58 euros, contribuíram para a subida do valor da remuneração média.

Continue a ler após a publicidade

Já o ganho médio mensal (que inclui subsídios e suplementos remuneratórios) é estimado pela DGAEP em 1.910,3 euros brutos em Janeiro, mais 5,1% em termos homólogos e mais 3,4% em relação a Outubro.

«A variação homóloga resulta do aumento da remuneração base média mensal e das restantes componentes do ganho, como subsídios e suplementos regulares e pagamentos por horas suplementares ou extraordinárias», explica a DGAEP.

Partilhar


Mais Notícias