Salários altos em vez de pagar bónus. É o que defende (e pratica) esta empresa

A Netflix não paga bónus aos colaboradores. Os fundadores da empresa, Reed Hastings e Erin Meyer, explicam porquê no livro «A regra é não ter regras».

 

Reed Hastings acredita que as pessoas criativas funcionam melhor quando têm um salário alto e não pensam que só terão um bónus se cumprirem determinados objectivos. «Assim que os colaboradores se começam a preocupar-se com recompensas adicionais, a criatividade desaparece», refere o fundador da Netflix.

Além disso, é improvável que os profissionais trabalhem radicalmente melhor se lhes for mostrado um pacote de “prémios”.

Já Erin Meyer cita evidências científicas para a estratégia da Netflix. Durante o período experimental deste sistema, descobriu-se que os incentivos monetários adicionais têm um efeito positivo apenas sobre os colaboradores que fazem um trabalho mecânico.

Por isso, para os fundadores da Netflix, a melhor remuneração para os colaboradores não é o bónus, mas um alto salário e o seu aumento, porque isso permite reter apenas os colaboradores com elevados índices de motivação.

Ler Mais