Sanofi cria unidade para fornecer acesso a medicamentos essenciais aos países mais pobres

Numa carta aberta, o CEO da Sanofi, Paul Hudson, apresentou vários projectos que a empresa irá implementar para aumentar o impacto da sua estratégia de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). O compromisso da empresa baseia-se em quatro pilares, acesso a medicamentos, apoio a comunidades vulneráveis, preservação do meio ambiente e inclusão e diversidade dos seus colaboradores.

 

A pedra angular da estratégia de RSC da Sanofi, a Sanofi Global Health é uma unidade sem fins lucrativos recém-formada dentro da empresa. Aproveitando o portefólio de medicamentos e a sua presença global, a Sanofi Global Health vai focar-se em facilitar o acesso a medicamentos considerados essenciais pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para doentes em 40 países de baixo rendimento.

Trinta dos medicamentos da Sanofi serão fornecidos numa gama de áreas terapêuticas, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes, tuberculose, malária e cancro. A Sanofi Global Health também financiará a formação de profissionais de saúde ou o estabelecimento e desenvolvimento de sistemas de atendimento sustentáveis ​​para quem sofre de doenças crónicas e necessite de cuidados complexos.

Adicionalmente, a Sanofi está empenhada em ajudar 1000 doentes que vivem com doenças raras e que não têm acesso a tratamentos e vai doar 100.000 embalagens de medicamentos anualmente para tratamento.

A empresa vai ainda continuar a apoiar comunidades vulneráveis ​​e a manter o compromisso de desenvolver medicamentos inovadores para o cancro pediátrico, tendo por fim evitar a morte por cancro em crianças. Em países de baixo rendimento, uma criança tem quatro vezes mais probabilidade de morrer de cancro pediátrico do que crianças que vivem em países de elevado rendimento.

Ao longo dos últimos tempos, a Sanofi tem também implementando um programa global de protecção ambiental, o Planet Mobilization.

Para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 55% até 2030 e contribuir para uma melhor conservação de recursos, a Sanofi planeia remover todas as embalagens de plástico preformadas (blisters) das suas vacinas até 2027. A empresa também tem um compromisso ao nível do eco design de todos os seus novos produtos até 2025. Em termos de gestão de energia, todas as unidades da Sanofi utilizarão 100% de electricidade renovável e a empresa estabeleceu uma meta de uma frota automóvel neutra em carbono, ambos até 2030.

Como empresa global, a Sanofi está empenhada em construir uma organização onde todos os colaboradores têm oportunidades equitativas de assumir cargos de liderança dentro da empresa. A Sanofi continuará a construir uma equipa que espelhe as comunidades onde vivem os seus colaboradores e os doentes que serve. Este elemento da estratégia de impacto social será integrado no desenvolvimento de carreira dos líderes da Sanofi em todo o mundo, garantindo uma mentalidade que incentiva a diversidade e a inclusão em toda a empresa.

«Durante esta pandemia, autoridades públicas, cientistas e indústria trabalharam juntos para descobrir e produzir vacinas a um ritmo que desafia todos os precedentes históricos. Agora temos que aplicar esse mesmo senso de urgência a outras ameaças prementes, como as alterações climáticas e as questões que a pandemia colocou em foco, incluindo o aumento das desigualdades raciais e de saúde. Vamos sempre lembrar-nos de que as crises não se sucedem uma após a outra, elas acumulam-se. Na Sanofi, sabemos que podemos fazer mais», afirma Hudson.

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