São estas as cinco competências mais procuradas pelas empresas este ano

Nos últimos dois anos, devido à pandemia e à necessidade de transição digital, as empresas e negócios alteraram consideravelmente os seus processos de recrutamento, bem como o tipo de competências que procuram nos candidatos. Como tal, com o mundo do trabalho a adaptar-se cada vez mais ao mundo tecnológico, as empresas estão também à procura de colaboradores que se possam adaptar a este novo modelo de trabalho.

 

Neste sentido, segundo dados recolhidos pela Ironhack estas são as cinco competências mais procuradas em este ano pelas empresas nos candidatos:

1. Motivação em aprender
A mentalidade de crescimento, ou também denominada como motivação em aprender, é uma das habilidades que se destaca nestes últimos tempos. As características que desenvolvem esta competência são a curiosidade e vontade de saber mais. A maioria das empresas preferem candidatos que tenham esta motivação e que sejam flexíveis, do que alguém que tenha todas as habilidades técnicas e não tenha curiosidade.

 

2. Resolução de Problemas
Independentemente do candidato apresentar todas as competências técnicas, ter a resolução de problemas como característica presente no seu perfil é fator decisivo para ser, ou não, escolhido na fase de recrutamento. Ser um problem solver ou e ter a arte de “saber desenrascar” é um dos atributos mais valorizados pelas empresas, sendo que as capacidades de análise e pensamento crítico estão interligadas com esta competência.

 

3. Trabalho de Equipa
Não é segredo nenhum que as empresas procuram candidatos que pensem em equipa e que não sejam individualistas. Esta competência está, novamente, na lista das top skills pela sua importância no mundo do trabalho. Saber trabalhar em equipa é fundamental para aumentar a produtividade, a eficácia e a satisfação no trabalho.

 

4. Boas capacidades de comunicação
As competências de comunicação são cada vez mais valorizadas pelas empresas. A forma como se ouve, fala, partilha-se ideias, como se dá e recebe feedback, como se enfrenta o público, como se utiliza a linguagem corporal, como se lida com conflitos e se é ou não empático ou simpático são algumas das características a  que os recrutadores prestam atenção. Estas aptidões são transversais a qualquer atividade e são valorizadas em qualquer área de trabalho.

 

5. Atenção ao detalhe
A atenção ao detalhe é uma qualidade que é altamente desejável para os recrutadores. Embora, não seja importante para todos os sectores e funções, esta competência significa melhor trabalho e maior eficácia na execução das tarefas que a função exige. Assim, os funcionários com grande atenção ao detalhe não vivem para o “feito é melhor do que perfeito”, sendo que tentam apresentar e executar o seu trabalho da melhor forma possível.
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