São estas as funções mais procuradas em Marketing e Vendas

De acordo com o Guia do Mercado Laboral 2020 da Hays, 2019 foi um ano de grande aposta na contratação de perfis na área de Marketing e Vendas e prevê-se que em 2020 se mantenha a mesma tendência. Saiba quais as funções mais procuradas e o que valorizam estes profissionais.

 

«Entre os vários factores que potenciaram o dinamismo nas contratações, destacam-se quatro mais relevantes, o bom momento das exportações, a consolidação da área Digital, o foco em employer branding e o interesse crescente em sustentabilidade», explica Solange Soares, Team leader da Hays Portugal.

Se os primeiros três geraram necessidades de recrutamento específicas, o quarto fez-se sentir de forma transversal nas prioridades das empresas e na forma como pensam a sua estratégia de investimentos e recrutamentos.

Ao analisar os dados do inquérito dos profissionais deste sector, verificou-se que 62% não negociaram o pacote salarial, 34% foram aumentados, 47% recusaram ofertas de emprego e 9% foram promovidos, em 2019.

 

Perspectivas para 2020
De acordo com o guia, 2020 deverá ser um ano de continuidade naquilo que são as principais tendências de contratação. A entrada de novos players, a orientação para o consumidor e a contínua aposta na exportação colocarão novamente o reforço de estruturas comerciais, de marketing e de comunicação como uma prioridade para empresas interessadas em ganhar ou manter o seu nível de competitividade.

Quanto às funções que irão movimentar o sector este ano são os cargos de Account manager, Customer Marketing manager, Export manager, Key Account manager, Trade Marketing specialist e Marketing manager.

Após dois anos consecutivos de aumento na oferta salarial média para profissionais destas áreas, poderá verificar-se uma tendência de estabilização. No entanto, os empregadores necessitarão de manter a sua aposta em valores salariais e pacotes de benefícios atrativos, de modo a atrair os melhores talentos do mercado.

 

Perfis mais solicitados e os mais difíceis de identificar
Em 2019, houve uma necessidade de investimento e retenção no recrutamento para o sector de Marketing e Vendas para perfis de director de Marketing, Key Account manager, Export manager, gestor de Comunicação Interna, Trade Marketing manager, gestor de Marketing Digital, Brand manager e Product manager.

Para os perfis mais difíceis de identificar foram considerados os perfis de Marketing assistant, Export manager, On-Trade Sales manager e Key Account manager.

 

O que mais valorizam e que benefícios desejam?
No que respeita às principais mais-valias na escolha de um trabalho, os inquiridos valorizam a oferta salarial (86%), o bom ambiente de trabalho (78%), plano de carreira (67%), cultura empresarial (61%) e qualidade dos projectos (47%).

Entre os benefícios que mais desejam, encontram-se o seguro de saúde (78%), a flexibilidade de horários (68%), a possibilidade de trabalhar a partir de casa (63%), a formação/certificações (61%) e automóvel para uso pessoal (49%).

Ler Mais