São estas as marcas com melhor reputação em Portugal (por sector)

A Consultora OnStrategy divulgou os resultados do estudo de relevância e reputação emocional das marcas em relação aos consumidores portugueses, no âmbito do estudo anual RepScore®. Sectorialmente, são avaliadas mais de 50 indústrias.

 

As marcas que registam o melhor índice são:

  • PSI 20: EDP (74,0pts)
  • Banca: BPI (64,5pts)
  • Seguros: Fidelidade (63,3pts)
  • Seguros de Saúde: Multicare (62,6pts)
  • Crédito ao Consumo: Cetelem (52,3pts)
  • Sistemas de Pagamento: Multibanco (75,9pts)
  • Energia: EDP (74,0pts)
  • Tecnologia: Google e Microsoft (82,3pts)
  • Apps: Instagram (78,8pts)
  • Electrónica de Consumo: Samsung (77,6pts)
  • Telecomunicações: Meo (75,7pts)
  • Meios de Comunicação: SIC (75,3pts)
  • Multimédia Streaming: Netflix (76,2pts)
  • Retalho Alimentar: Lidl (77,7pts)
  • Retalho Tecnologia: Worten (78,6pts)
  • Retalho Lar: Ikea (78,7pts)
  • Retalho Bricolage e Acessórios: Leroy Merlin (78,0pts)
  • Retalho Têxtil: Zara (72,4pts)
  • Retalho Restauração: McDonald’s (74,6pts)
  • Retalho Desporto: Sportzone (73,0pts)
  • Retalho Saúde e Bem-Estar: Farmácias Portuguesas (79,4pts)
  • Retalho Centros Comerciais e Outlets: Norte Shopping (71,6pts)
  • Retalho Online: Amazon (76,5pts)
  • Retalho Outros: Bertrand (73,7pts)
  • Alimentação e Bebidas: Delta (83,5pts)
  • Alimentação Animal: Royal Canin (72,1pts)
  • Higiene Pessoal: L’Oréal (78,3pts)
  • Higiene do Lar: Fairy (71,3pts)
  • Farmacêuticas: Pfizer (73,8pts)
  • Saúde e Bem Estar Privado: Fundação Champalimaud (78,0pts)
  • Saúde e Bem Estar Público: Hospital de São João (74,4pts)
  • Saúde Laboratórios: Germano de Sousa (72,6pts)
  • Hotelaria e Lazer: Pousadas de Portugal (71,8pts)
  • Agencias de Viagens: Viagens Abreu (70,2pts)
  • Linhas Aéreas: Emirates (70,6pts)
  • Mobilidade: Via Verde (73,2pts)
  • Automóveis: Mercedes (75,4pts)
  • Serviços e Apoio Automóvel e Mobilidade: Carglass (70,8pts)
  • Aluguer Automóvel: Avis (70,7pts)
  • Holdings: Sonae (70,2pts)
  • Produtos Industriais: Vista Alegre (78,6pts)
  • Serviços Profissionais: CTT (73,3pts)
  • Construção e Engenharia: Mota Engil (55,9pts)
  • Real State: Remax (70,0pts)
  • Jogos de Apostas: Euromilhões (67,3pts)
  • Desporto: Federação Portuguesa de Futebol (72,5pts)
  • Brinquedos e Entretenimento: Lego (80,8pts)
  • Solidariedade e Acção Social: Banco Alimentar (77,6pts)
  • Educação e Universidades: Nova SBE (77,2pts)
  • Arte e Cultura: Mosteiro dos Jerónimos (72,3pts)
  • Luxo: Omega (75,4pts)
  • Acessórios de Moda: Swatch(67,7pts)
  • Cidades: Lisboa (74,7pts)
  • Regiões de Turismo: Turismo do Porto e do Norte (75,8pts)
  • Auditoria e Consultoria (target empresarial): Deloitte (76,8pts)
  • Serviços Jurídicos e Legais (target empresarial): VDA Vieira de Almeida (74,8pts)
  • Eventos: Web Summit (71,6pts)
  • Celebridades e Líderes Sociais: Almirante Gouveia e Melo (79,4pts)
  • Líderes Políticos: Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (72,1pts)
  • Líderes Empresariais e Económicos: Comendador Rui Nabeiro (74,9pts)

 

Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy analisa: «Ao analisarmos os resultados deste índice referentes ao ano de 2021 consolidado, em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 e que reflectem os atributos de relevância, consideração, confiança, admiração, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em Portugal verificamos que há uma quebra generalizada no índice de reputação das marcas. Desde logo, o número de marcas de excelência (+80pontos) caiu de 17 para 8. Numa análise mais fina, juntando as dimensões emocionais e racionais afectas à reputação podemos afirmar que existiu um efeito boomerang negativo no sentido em que em 2020 as marcas até criaram relações emocionais fortes e elevaram os indicadores emocionais, mas em 2021 as soluções racionais associadas a serviço, inovação e cidadania não acompanharam as expectativas dos cidadãos, facto que impactou negativamente os indicadores racionais e consequentemente os indicadores emocionais. Os sectores com maior destaque estão sobretudos associados à saúde e bem estar e nesse sentido devem ser considerados numa perspectiva de investimento em cidadania e responsabilidade social das marcas dos vários sectores de actividade.»