São estas as profissões mais procuradas na Indústria, Construção e Energia

O estudo “Mercado de trabalho actual: tendências, perfis e salários”, da Michael Page, comprovou o boom que se regista nos sectores da Indústria, Construção e Energia, e revelou quais são os perfis profissionais que mais procuram. 

 

Assim, o estudo concluiu que, com 30%, destacam-se, no sector da Indústria, os perfis de Gestão de Produção. No caso da Construção, o perfil mais procurado é o de chefe de obra, com 65% da procura nesse sector; enquanto que no da Energia se destaca o director de Projectos Internacionais, representando 35%.

 

Director de Produção
Após a melhoria da situação económica, bem como o crescimento do consumo interno e das exportações, foi registado um aumento na procura por bens produzidos em fábricas, o que, consequentemente, resultou numa maior procura por profissionais com estas aptidões, entre os quais o director de Produção.

Trata-se de uma figura fundamental em qualquer contexto profissional, que, além do controlo da produção, pode assumir outras funções muito diversificadas, tais como manutenção, melhoria, logística, entre outras. Especificamente, estes profissionais devem garantir a produção, assim como a organização de recursos e gestão de processos, recursos e pessoal, para que tudo funcione correctamente e para que os resultados e os KPIs da empresa sejam alcançados.

Quanto ao perfil exigido, são procurados engenheiros (Industriais ou Técnicos) com experiência em gestão de produção, com conhecimento de Inglês e habituados a trabalhar com base em KPIs. A nível pessoal, estes profissionais devem ser dinâmicos e decididos, bem como ter uma elevada capacidade de liderança.

 

Chefe de obra
Por outro lado, o sector da Construção foi impulsionado devido ao recente investimento estrangeiro, que reiniciou um grande número de projectos, para os quais são solicitados pelas empresas de construção profissionais especializados, como o chefe de Obra.

Estes profissionais são responsáveis ​​pelo planeamento, pela execução e pela gestão do projecto, além de garantirem que os prazos e os custos são respeitados. As suas funções vão desde a concepção do projecto até à sua conclusão, e devem planear, controlar e avaliar o processo em todas as fases. Além disso, compete aos chefes de Obra organizar e supervisionar as equipas responsáveis ​​por garantir que o trabalho seja realizado correctamente, além de manterem o contacto directo com o cliente.

O perfil mais apropriado para essa posição é o de um engenheiro (de preferência Construção ou Estradas) ou o de um arquiteto técnico, que também tem de possuir experiência em gestão de estaleiro de obras ou em obras no geral. Como qualidades pessoais, devem ser pessoas com alta tolerância à frustração e uma grande capacidade de gestão.

 

Director de Projetos Internacionais
Finalmente, no campo da Energia, o grande progresso e o desenvolvimento que o mercado de energia renovável está a atravessar, assim como os novos projectos em curso, levaram a uma expansão nacional e internacional, o que deu origem a um aumento da procura por perfis como o director de projectos Internacionais.

Seguindo esta nova tendência, os gestores de Projectos Internacionais devem rever o planeamento, desenvolver e negociar os principais contratos do projecto, bem como acompanhar a gestão de todas as necessidades de contratação e materiais, orçamentos, custos e prazos. Estes profissionais devem ser capazes de implementar os planos de gestão do PMP e controlar todos os procedimentos e a documentação técnica relevante para licenças e autorizações.

O profissional indicado para esta posição deve ter o perfil de engenheiro, além de formação especializada em finanças, negociação, planeamento e gestão de projectos. Também deve ser fluente em Inglês. Da mesma forma, recomenda-se experiência anterior na gestão de equipas multidisciplinares e de projectos e gestão de contratos com terceiros.

Outros perfis destacados no estudo são os do Team leader, delegado da zona, director de Contratação, técnico de Estudos, gestor de Construção, gestor de Instalações, gestor de Projectos, director de Fábrica ou gestor de Manutenção.

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Trotinetes hive chegam à app Free Now
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift