São estas as tendências de emprego e contratação para 2020

Mais de metade dos profissionais em Portugal esperam receber um aumento salarial em 2020. Esta é uma das conclusões do Salary Survey da Robert Walters. Conheça as restantes.

 

O estudo revela ainda que 55% dos profissionais esperam receber bónus e 44% dos profissionais em Portugal procuram activamente mudar de emprego

O Salary Survey mostra também que a maioria dos portugueses (97%) estão abertos a uma nova oportunidade de emprego em 2020, mesmo sem estar activamente à procura.

Para 82% dos profissionais, a principal fonte de satisfação laboral é trabalhar numa empresa que permita um bom work-life balance

«Uma série de indicadores macroeconómicos positivos, desde a diminuição do défice, ao crescimento do PIB, novos projectos e investimentos nacionais e internacionais e o bom estado dos sectores de turismo e imobiliário, permitem-nos prever um ano 2020 promissor e produtivo para o mercado de trabalho em Portugal. Apesar das incertezas ligadas ao Brexit, que poderão afectar o segundo semestre, espera-se que a economia portuguesa continue a crescer de forma constante paralelamente à estabilidade política, em contraste com outros países do sul da Europa» comenta François-Pierre Puech, Senior manager da Robert Walters Portugal.

E acrescenta «No entanto, Portugal vai começar a sentir os efeitos de uma crise demográfica, que causará uma escassez de talento no mercado de trabalho, principalmente no que diz respeito a posições técnicas. Para permanecer competitivo, o país terá de atrair cada vez mais talento internacional para cobrir a oferta de emprego».

De acordo com o Senior manager da Robert Walters Portugal, os sectores tecnológico, financeiro, agro-alimentar, industrial, energias renováveis e turismo vão manter um crescimento sólido ao longo de 2020. «Em todos estes sectores, as empresas vão procurar perfis especializados, com fortes conhecimentos técnicos e bom domínio de línguas estrangeiras. Soft skills como versatilidade, capacidades de comunicação, pensamento crítico, criatividade e capacidade de adaptação à mudança serão as mais requisitadas.»

O Salary Survey da Robert Walters é um estudo sobre as tendências de mercado e níveis salariais aplicados em Portugal.

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
YouTube faz 15 anos: o que mudou e o que ainda vai mudar
Automonitor
Presidente promulga diploma sobre alteração de matrículas automóveis