São estas as três competências essenciais (diz o World Economic Forum) que os jovens vão ter que ter para os empregos do futuro

No cenário da educação 4.0, há competências que os jovens alunos não devem negligenciar a pensar nos empregos que terão no futuro. O World Economic Forum identifica três competências fundamentais no currículo de cada jovem que queira estar preparado para o mundo empresarial, em que as exigências são cada vez maiores.

 

1. Capacidade de resolver problemas
A resolução de problemas está no topo das competências obrigatórias das universidades e empresas. Os alunos que são solucionadores de problemas abordam os problemas com curiosidade, prontos para abraçar o desafio que têm à sua frente.

 

2. Colaboração
Colaborar é saber trabalhar bem com os outros, umas vezes como líder de equipa, outras como membro. Os alunos colaborativos são influentes e influenciados por bons dados e têm vontade de mudar de ideia quando confrontados com evidências contrárias às suas crenças iniciais.

Além disso, os colaboradores eficazes constroem relacionamentos com diferentes tipos de personalidades, estilos de trabalho e origens. São comunicadores respeitosos, seja pessoalmente, seja através de video ou de áudio.

 

3. Adaptabilidade
A capacidade de se adaptar continuamente a novas situações e realidades tem sido subestimada porque é difícil definir adaptabilidade. As skills de adaptabilidade vão desde um certo conforto com a incerteza, mudanças repentinas e circunstâncias desconhecidas até à capacidade de tomar decisões eficazes e desenvolver soluções inovadoras sob pressão. Os jovens que são adaptáveis ​​aceitam oportunidades de aprender novos tópicos, dominar novas habilidades e de testarem-se a si mesmos.

Aprender a adaptar-se requer ajustes cognitivos, comportamentais e emocionais que incluem o desenvolvimento de resiliência e autorregulação, por exemplo. Ajustar e modificar competências e comportamentos como resultado de avaliação e feedback possibilita essa mentalidade adaptável nos jovens.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.