São estes os 8 sectores que mais vão contratar em 2023. E não é o tecnológico que está à frente

A Robert Walters lançou a Pesquisa Salarial Global 2023 onde compartilha insights sobre o mercado de contratações, competências em maior demanda, tendências salariais e muito mais.

 

De acordo com a consultora, o mercado de contratações vai ficar mais dinâmico e ainda mais desafiante do que no ano passado. Indústrias como as Energias Renováveis, e Infraestruturas & Tecnologia, continuarão a liderar o mercado de contratações. Os Centros de Dados e Centros de Competência Tecnológica estão a crescer na região, uma vez que os Dados, Automação, IA e Software estão a apoiar a produção e a tomada de decisões em quase todas as indústrias.

Entre os principais sectores em maior procura para 2023 destacam-se:

  • Energias renováveis
  • Tech & digital
  • FMCG
  • Imobiliário
  • Turismo e hospitalidade
  • Logistica e transporte
  • Healthcare e biotech
  • Manufactoring

 

Na indústria tecnológica, muitas empresas internacionais devem continuar a focar-se em Portugal, uma vez que o mercado português não é tão seco como nos países do norte da Europa, o que significa que um número crescente de empresas implementará práticas de DevOps. As necessidades para developers continuarão a ser muito elevadas, bem como os perfis de CiberSegurança e Data&BI.

Em Engenharia, a capacidade de desindustrialização continua a ser uma prioridade, e as Energias Renováveis continuarão a ser a indústria mais acelerada em Portugal, com ainda milhões de euros de investimentos internacionais e leilões de sucesso por vir. Os projectos verdes de hidrogénio também estarão no topo do mercado, bem como o aumento das tecnologias híbridas.

As empresas procurarão também garantir uma boa saúde financeira, reduzindo a exposição ao risco e garantindo o cashflow: CFO, director financeiro, gestor de Contabilidade e auditor Financeiro serão as funções mais procuradas em 2023.

Do ponto de vista dos Recursos Humanos, os perfis generalistas deveriam ser a principal tendência do mercado, os especialistas em RH, HRBP e RH estarão no topo da mente de muitas empresas.

Finalmente, para Vendas & Marketing, a especialização será a palavra principal. Em Marketing, as competências técnicas estarão ligadas ao Ambiente Digital e ao Comércio Electrónico, e nas vendas, vendas técnicas, expansão internacional e exportação, bem como Novos Negócios e Desenvolvimento de Negócios serão altamente procurados.

Retenção de talentos
Há um ano, falava-se de uma “Guerra por Talentos”, geralmente sobre as indústrias de tecnologia e digital. Hoje em dia, esse mesmo termo pode ser aplicado a qualquer sector que procure atrair ou reter os melhores talentos especializados.

As expectativas dos profissionais são sobre projectos desafiadores e sustentáveis que correspondam aos seus valores e crenças pessoais, e que também ofereçam progressão, bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal e um pacote equilibrado e atraente.

Para facilitar, um processo de recrutamento bem-sucedido precisa de ser baseado em projectos e ter etapas construtivas e legítimas, oferecendo insights sobre a empresa, a sua estratégia e o impacto de seu papel futuro. O processo de recrutamento precisa de ser adaptado, pensado antes de iniciar, e todos os stakeholders envolvidos devem ter sido informados sobre a função, a estratégia e os perfis e expectativas dos candidatos.

O pacote salarial, incluindo benefícios e salário emocional, continua a ser fundamental e o recrutador deve prestar atenção às expectativas dos candidatos para criar uma oferta bem-sucedida.

 

Tendências salariais
Em média, os salários vão continuar a crescer sendo a especialização crescente a principal razão para isso, e a inflação também empurrando empresas e profissionais a oferecer/solicitar salários adaptados.

O trabalho híbrido agora muito procurado em todos os sectores, excepto em sectores relacionados com a Manufactura e Serviços. Também os bónus relacionados com o desempenho são agora comuns, mesmo em funções que tradicionalmente não eram elegíveis para isso, mas as metas devem ser desafiadoras, alcançáveis e realistas.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.