São estes os melhores mestrados e MBAs de Portugal (e do mundo)

O ranking global QS Executive MBA Ranking 2022, da consultora britânica Quacquarelli Symonds, identificou os melhores mestrados e MBA do mundo. No ranking constam mestrados e MBAs de seis instituições portuguesas.

 

O The Lisbon MBA está em destaque no “Global MBA Rankings 2022”, que avalia a performance dos MBA a nível global. É a escola com os melhores programas de MBA em Portugal, segundo a consultora britânica. Está entre o top 120 dos melhores do mundo, ocupando a posição 111.ª – 120.ª, que partilha com outras instituições de ensino, e faz parte do top 40 europeu, no 35.º lugar do ranking.

Os QS Global MBA Rankings 2022 mostram também que os MBAs da Escola de Negócios da Universidade do Porto estão entre os melhores do mundo, consolidando a sua posição no top 250 mundial. A nível europeu, os programas de MBA da Porto Business School estão no top 70.

De acordo com a avaliação da QS, os programas de MBA da Porto Business School estão entre o top 250 dos melhores do mundo, registando uma subida de 8% face ao ano passado (78. A par deste resultado, os programas de MBA registaram também um crescimento na maioria dos indicadores analisados, entre os quais a sua empregabilidade, reputação, diversidade de género e retorno de investimento (ROI).

Este é o quarto ano consecutivo em que a Porto Business School figura neste ranking global.

Em relação aos mestrados em, a Iscte Business School é a única escola de gestão portuguesa que integra os cinco rankings da edição de 2022 do QS World University, o qual avalia os melhores mestrados de negócios em todo o mundo nas áreas de gestão, finanças, marketing, business analytics e gestão de cadeia de abastecimento.

Os rankings foram elaborados segundo cinco critérios: empregabilidade; opinião dos antigos estudantes; reputação académica e impacto da investigação; retorno do investimento e ainda a igualdade de género e a diversidade de nacionalidades entre estudantes e docentes.

A entrada dos cinco mestrados da Iscte Business School nos rankings do QS World University é, em grande parte, suportada pelos critérios da diversidade – devido ao equilíbrio entre géneros e às diferentes nacionalidades que frequentam a instituição – e da reputação e investigação da instituição.

O curso em gestão foi o que conseguiu reunir a maior pontuação global entre os cursos da Iscte Business School com 42.5 pontos, o que garantiu a sua posição entre o 121º e o 130º lugares no ranking da sua categoria. Finanças conquistou 38.7 pontos (151º-179º lugares), Marketing conseguiu 35.8 pontos (95º-105º lugares) e Business Analytics ficou com 34.2 pontos (101º-120º lugares).

O mestrado em Gestão de Serviços e Tecnologia teve 37.4 pontos (51º-62º lugares) e foi a única representação portuguesa a constar do novo ranking de mestrados na área gestão de cadeias de abastecimento.

A Nova SBE consolida-se no top 50, posicionando o seu mestrado de Finanças no 44º lugar e o mestrado de Gestão no 42º lugar. Já o mestrado em Gestão Internacional da Aliança CEMS, apenas leccionado em Portugal na Nova SBE, sobe para o 15º lugar.

Na edição de 2022 a Nova SBE sobe três posições na avaliação dos melhores mestrados de Finanças, passando do 47º para o 44º lugar, e mantem a posição de 2021 (42ª) no que se refere ao mestrado de Gestão.

O mestrado em Gestão Internacional, leccionado na Nova SBE no âmbito da aliança global que envolve 32 business schools de topo, 70 empresas multinacionais e organizações não governamentais, sobe uma posição, da 16ª para a 15ª do ranking.

Na área de business analytics, a Porto Business School (91.º – 100.º) e a Iscte Business School (101.º) são os nomes portugueses que figuram nesta lista.

No ranking que avalia os melhores mestrado do mundo em marketing, a escola de negócios da Universidade do Porto, da Católica e do Iscte são as portuguesas em destaque, (71.º – 80.º, 81.º – 90.º e 91.º – 100.º, respectivamente), numa listagem pela HEC Paris, uma forte referência mundial nas avaliações da QS.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...