O sector do Retalho está a modernizar-se e tem várias oportunidades de emprego. São estes os perfis mais procurados

De acordo com a Hays, o sector do retalho viveu um ano positivo, mas também de grande adaptação. Esta adaptação gerou diversas oportunidades para funções as middel management. Já no que diz respeito aos cargos de sede, o destaque vai para os perfis da área digital e de gestão de produto/categoria.

 

Patrícia Machado, senior consultant na Hays, refere que «como em todos os sectores, o contexto de pandemia implicou grandes adaptações no mercado de Retalho e Grande Distribuição, sendo de destacar a maior modernização. Além disso, também foi preciso estabelecer novas parcerias com plataformas digitais, registando-se por essa via um aumento das vendas online».

A procura de canais alternativos deu impulso ao comércio online, «criando mais necessidade de recrutamento nestas áreas, o que tornou evidente a escassez de perfis com diferentes características», acrescenta. Destaca-se ainda a aposta nos perfis de Marketing Digital, com a clara urgência de se chegar ao consumidor e de trabalhar a conceptualização e as diversas estratégias de impacto.

A Hays revela que as empresas do sector têm apostado no desenvolvimento dos mercados internacionais através dos marketplaces. Para isso têm procurado perfis com experiência em gestão de projectos de plataformas de venda online e que dominem idiomas como o Francês ou o Espanhol.

Assim, os perfis de Business Intelligence para a análise e report de resultados obtidos, e as funções relacionadas com CRM e Marketing de Automação, que permitem analisar o comportamento dos consumidores, foram fundamentais para apoiar a área comercial e desenvolver o negócio.

«A necessidade de conhecer profundamente o comportamento de um consumidor cada vez mais direccionado para o consumo online, a função de E-Commerce manager também se destacou entre os perfis mais procurados. Ao mesmo tempo, as estruturas mais convencionais exigiram soluções disruptivas que apresentassem uma experiência alargada não só na gestão de equipas, como também na análise e definição de estratégia de negócio, pelo que foi bastante requisitado o cargo de director de Loja», destaca Patrícia Machado.

Importa destacar também entre as mais procuradas, a função de category manager, com domínio da área de negociação e que contribua para a organização e definição dos produtos.

Na lista de funções mais procuradas, destaca-se ainda: Responsável de Marketing Digital, Visual merchandiser, CRM & Loyalty manager, Retail manager e gerente de loja. Neste último caso, verifica-se alguma dificuldade em identificar profissionais especializados em determinadas regiões, como é o caso da zona centro (Coimbra/Viseu), norte (Vila Real) e sul (Algarve).

Ler Mais