São estes os perfis profissionais mais procurados na Indústria 4.0

A Robert Walters analisou o mercado da Indústria 4.0, identificando quais os perfis mais procurados e três tendências que vão marcar o sector.

 

Segundo a Robert Walters, os perfis mais solicitados são aqueles que combinam ampla formação, experiência e conhecimento em IoT. Destacando-se o perfil do autodidata, aquele que obtém conhecimento por conta própria para além das universidades.

Begoña Menendez, gerente da divisão de Engenharia & Operações da Robert Walters Portugal, comenta: «Os líderes de recrutamento precisam de entender a missão da organização em torno da transformação e automação para atrair os talentos certos. Além disso, exigem analisar o mercado, conhecer as práticas que estão a ser adoptadas no sector e os seus concorrentes em nível nacional e global, além de conhecer o nível de salários, benefícios e os projectos que são executados globalmente.»

 

A Robert Walters identifica ainda as tendências da indústria 4.0 para este ano:

1) A automatização dos processos, operações telecomandadas e a industrialização de projectos EPCM, com metodologias como Lean, estão a criar novas necessidades e novos empregos que antes não existiam no mercado.

2) O desenvolvimento sustentável, amigável com o meio ambiente, com as comunidades e seu meio ambiente estão a ser uma das prioridades do sector.

3) Diversidade e inclusão, especialmente a integração de mulheres, pessoas com deficiência em papéis estratégicos e mais operacionais, será uma das principais visões das grandes empresas. 84% da força de trabalho relacionada à automação na América Latina é composta por homens.

Begoña Menendez conclui: «A automação é um elemento chave para a indústria como um todo. Aumenta a produtividade, reduz os riscos do operador e intervém em todos os processos. As organizações que não se adaptarem a esta nova vertente tecnológica correm o risco de perder quota de mercado, uma vez que não poderão beneficiar das mudanças e oportunidades de negócio que a Indústria 4.0 traz consigo».

Ler Mais