Saúde ao dispor dos colaboradores

Atenta às necessidades das empresas, a CUF criou dois planos de saúde, com diversos benefícios e vantagens para todos os colaboradores. Medidas como a adopção deste tipo de planos podem ser uma forma de reter talento e de combater o absentismo.

Em Abril de 2022, a CUF apresentou dois novos planos de saúde para empresas e colaboradores. O Plano +CUF Empresas destina-se a organizações que pretendem oferecer um benefício de saúde aos seus colaboradores, a um baixo custo e fácil de utilizar. Esta acção, além de oferecer condições especiais aos colaboradores da empresa, contribui, de forma positiva, para uma crescente responsabilidade social corporativa das empresas. Através destes planos de saúde, que permitem aos colaboradores das empresas acederem aos hospitais e clínicas CUF, a partir de uma tabela de preços especiais, as empresas conseguem oferecer benefícios que fazem a diferença na retenção de talento e no combate ao absentismo, uma vez que apostam na prevenção da saúde dos colaboradores. Ana Allen Lima, directora de Marketing da CUF, apresenta, numa conversa com a revista Human Resources, as vantagens destes planos, enquadrando-os na estratégia social da empresa, e deixa uma porta aberta para o futuro dos mesmos.

 

Em que consiste o Plano +CUF Empresas e a quem se destina?
O Plano +CUF Empresas é um plano de saúde que permite às empresas darem um benefício de saúde aos seus colaboradores através do pagamento de uma mensalidade que é bastante mais reduzida do que outras opções no mercado. Os colaboradores passam a ter acesso a uma tabela de preços especial, bastante competitiva face aos preços de particular e, por outro lado, podem ainda ter acesso a uma ou duas consultas de qualquer especialidade à sua escolha, além de uma consulta de higiene oral. Estes planos – Plano +CUF Empresas e o Plano +CUF Global Empresas – destinam-se a todas as empresas que queiram de alguma forma dar um benefício que é valorizado pelos seus colaboradores, porque a saúde é um bem transversal.

 

É algo positivo também para as próprias empresas, pois os colaboradores acabam por se manter mais tempo porque se sentem mais saudáveis e mais activos… Sem dúvida. Esse é um dos nossos objectivos com o Plano +CUF. Ou seja, disponibilizar aos colaboradores uma forma de melhorar a sua saúde e dar-lhes ferramentas que potenciem a prevenção, mas também dar uma ferramenta de retenção de colaboradores às empresas. Sabemos que, hoje em dia, é um factor distintivo para as empresas conseguirem reter talento e motivar as suas pessoas e, por isso, acreditamos que esta é uma ferramenta que lhes pode ser muito útil.

 

Existem duas soluções: o Plano +CUF Empresas e o Plano +CUF Global Empresas. Quais as principais diferenças?
Na prática, ambos os planos têm a mesma arquitectura. São os dois um plano de saúde que permite o acesso a uma tabela de preços diferenciada. A grande diferença é que num dos planos [Plano +CUF Empresas] os colaboradores têm acesso a uma consulta gratuita e a uma consulta de higiene oral, e no outro [Plano +CUF Global Empresas] têm duas consultas gratuitas e uma de saúde oral. Naturalmente, têm também mensalidades diferentes. São valores muito acessíveis e adaptados ao número de colaboradores que a empresa irá inscrever.

 

Porque é que surgiu esta necessidade de criar estes planos de saúde para empresas?
Aconteceu de uma forma simples e ligada às necessidades do mercado. Quando lançámos o Plano +CUF para particulares e para o consumidor final, em final de 2020, algumas pessoas perguntaram se podiam inscrever também a sua PME. O plano de particulares permite uma inscrição até 15 pessoas e algumas empresas diziam que tinham 20 colaboradores que queriam inscrever. Pensámos, então, como poderíamos resolver esta questão e abrimos os planos também para o sector empresarial.

 

Numa altura de contracção económica, estes planos assumem valores mais acessíveis, mas que outros benefícios trazem às empresas?
Penso que o tema do preço é bastante relevante. Não é um seguro de saúde, e por isso também não tem as mesmas coberturas de um seguro, mas são planos de saúde que conseguem dar uma solução bastante mais acessível, o que, para uma empresa, pode ser um factor decisivo, em particular neste contexto bastante inflaccionário. Outra vantagem é a simplicidade do plano. É um plano muito directo e acessível e, não sendo um seguro, não tem co-pagamentos, o que significa que, desde logo, os colaboradores sabem exactamente o que vão pagar em cada consulta. Quando lançámos o plano, queríamos algo que fosse simples, directo, e fácil de perceber. Enfim, um produto muito alavancado naquilo que é a vantagem de ser um cliente CUF.

 

Existe espaço para uma customização das necessidades de cada empresa?
Certamente. Isso foi algo que nos apercebemos à medida que fomos apreendendo também as necessidades do sector empresarial. As empresas têm necessidades diferentes. Já tivemos empresas que nos pediram três consultas e não duas, por exemplo, pois queriam estender mais o benefício aos colaboradores. Também já tivemos uma empresa que solicitou pacotes de check-up anual em vez de consultas de especialidade e, portanto, customizámos o plano nesse sentido. Somos bastante flexíveis e tentamos ir de encontro ao que as pessoas pretendem e que lhes faz sentido.

 

A facilidade da gestão do plano é muitas vezes uma das questões levantadas pelas organizações. Neste caso, como enquadram esta gestão?
Uma das prioridades é, de facto, a facilidade de gestão do sistema, seja para as empresas ou até para nós. Queremos que seja fácil para as empresas e para os nossos clientes poderem facilmente inscrever ou retirar a inscrição de colaboradores, e poderem controlar o processo dessa forma. Portanto, uma das grandes diferenças do plano empresarial face ao plano de um particular é que temos um portal de empresa, no qual a organização pode ver o número de colaboradores inscritos, consegue inscrever ou retirar a inscrição, e facilmente gerir todo o processo. E isso para nós também é uma vantagem.

 

Leia a entrevista na íntegra na edição de Abril (nº. 148) da Human Resources, nas bancas. 

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais