Hoje dia, 25 de Outubro, e amanhã dia 26 de Outubro, a Católica-Lisbon promove o Mental Health in the Workplace Summit 2023, no Auditório do edifício sede da EDP, em Lisboa. Pretende-se com este evento contribuir para transformar a abordagem das organizações em prol da saúde mental e do bem-estar no trabalho.
No dia 25, o evento contou com a abertura de Filipe Santos, dean da Católica-Lisbon, a que se seguiu a intervenção “Conversas com o medo” da keynote speaker Kátia Almeida, psicóloga clínica e empreendedora social, fundadora da Beyond Fear. Seguiram-se três grupos de trabalho dedicados aos temas do “Desenvolvimento de planos de saúde mental nas organizações”, “O envolvimento da liderança na eliminação do estigma e na cultura da organização” e “Capacitação dos colaboradores para a saúde mental”.
Amanhã, dia 26, o keynote speaker Tiago Pereira, psicólogo e membro Executivo da Direcção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, dedica a sua intervenção ao tema “SP500 – Segurança psicológica e o seu papel nas organizações”. Seguem-se dois grupos de trabalho sobre “Orientação de colaboradores para ferramentas de apoio na saúde mental” e “Medição regular de impacto de iniciativas de saúde mental nas organizações”.
Na mesa redonda será debatido “Como é que os problemas de saúde mental no local de trabalho afectam as relações familiares?”, com a moderação de Frederico Fezas Vital, director Executivo do Pacto para a Saúde Mental em Ambientes de Trabalho, e a participação de Gustavo Jesus, médico psiquiatra e director Clínico do PIN – Partners in Neuroscience, e Pedro Caldeira da Silva, director da Especialidade de Pedopsiquiatria do Hospital Dona Estefânia.
Posteriormente, a consultora e activista de saúde mental Marta Rebelo endereça o tema “Do estigma à auto-estima: a saúde mental ocupacional d(e) o futuro”. O encerramento do evento estará a cargo de Nuno Moreira Nuno Moreira da Cruz, director Exectuivo do Center for Responsible Business & Leadership da Católica-Lisbon.














