Se está a ponderar trabalhar como freelancer, tem (mesmo) de conhecer estas cinco plataformas

Seja por que motivo for, trabalhar como freelancer tem vantagens e inconvenientes. Se, por um lado, significa ser o chefe de si próprio, por outro, implica gerir um negócio e, para tal, são necessários clientes. Para apoiar nesta tarefa, surgiram plataformas nas quais os freelancers podem promover os seus serviços. Apesar de a inscrição ser gratuita, quase todas cobram uma comissão sobre cada venda.

 

O Invoice Express apresenta cinco plataformas que apoiam quem trabalha como freelancer:

  1. Upwork

Nesta plataforma generalista é possível encontrar clientes que procuram diversos serviços (programação, edição de vídeo, tradução, etc.) e disponibiliza diferentes tipos de trabalho, desde contratos a curto ou a longo prazo, com um valor fixo por projecto ou com um valor pago por cada hora de trabalho.

A comissão varia consoante o valor facturado por cliente e começa nos 20%, podendo baixar até aos 5%, sendo a moeda utilizada o dólar. Por cada conta criada são atribuídos 80 Connects gratuitamente, créditos que os freelancers precisam para poderem candidatar-se a ofertas de trabalho. Gastos esses créditos, cada um tem um custo de 0,15 dólares e são vendidos por pacotes.

 

  1. Fiverr

Esta plataforma generalista também tem os mais diversos tipos de trabalho, contudo permite que os freelancers criem Gigs, ou seja pacotes dos seus serviços, onde explicam o que está ou não incluído. Quanto à comissão, esta cobra 20% sobre cada venda, mas esta percentagem é fixa e não varia consoante o volume de vendas.

 

  1. Freelancer.com

Nesta plataforma também pode oferecer qualquer tipo de serviços, mas terá de fazer uma licitação pelo trabalho em que estiver interessado e apresentar uma proposta.

Além disso, tem a particularidade de dispor de uma equipa de assessores que aconselham e ajudam a que seja contratado mais depressa. Disponibiliza ainda a possibilidade de entrar em concursos para ganhar prémios monetários e reviews que ajudarão a dar destaque ao seu perfil.

O Freelancer.com oferece a possibilidade de licitar gratuitamente apenas 6 vezes por mês e cobra uma comissão de 10% do valor das vendas.

 

  1. 99designs

Esta plataforma é dedicada a designers gráficos. É possível oferecer vários serviços relacionados com a área de design desde a criação de logótipos, web design ou ilustração.

Oferece duas formas de angariar trabalho: a trabalhar directamente com clientes com adiantamento de pagamento ou competindo em concursos. Uma das grandes vantagens é o facto de encorajar parcerias a longo prazo entre as empresas e os freelancers.

As comissões cobradas variam consoante o nível de experiência do designer, mas para iniciantes começam nos 15%.

 

  1. Behance

Esta plataforma pertence à Adobe e está focada em profissionais criativos como fotógrafos e videografos. Além de poder disponibilizar oportunidades, também promove a interacção entre freelancers, o que permite a criação de parcerias e maior oportunidade de encontrar trabalhos.

A principal vantagem? Não cobra qualquer tipo de comissão.

 

Como escolher a plataforma

O ideal é escolher duas ou três plataformas para trabalhar como freelancer, evitando assim correr o risco de se perder na comunicação com os diferentes clientes. Isso também permitirá manter o seu perfil e portefólio sempre actualizados e ter tempo para gerir cada projecto de forma adequada.

Para escolher que plataformas usar deve ter atenção a alguns pontos:

  • Se específica para o serviço que pretender oferecer, em vez de optar apenas por plataformas generalistas;
  • Ler com atenção os procedimentos de cada plataforma;
  • Ler cuidadosamente os termos e condições antes de se inscrever;
  • Verificar a qualidade do apoio ao cliente;
  • Informar-se sobre a comissão cobrada pela plataforma;
  • Saber quais são os métodos de pagamento disponíveis.

Pode também procurar opiniões de outros freelancers que já utilizaram a plataforma em questão.

 

Criar um perfil de sucesso

Independentemente das que escolher, o seu perfil é o que fará a diferença.

  • Destaque o seu perfil, ou seja, em vez de usar o termo “design gráfico” use, por exemplo, “design gráfico para redes sociais”;
  • Escreva uma biografia e descrição de perfil claras de como consegue ajudar os clientes;
  • Use uma fotografia profissional;
  • Crie e publique um portefólio que mostre o seu melhor trabalho.

Siga estas dicas e seja consistente a candidatar-se às ofertas de trabalho. Defina um número de propostas a enviar por dia e cumpra esse objectivo.

Para quem está a começar como freelancer este pode ser o caminho mais rápido para criar um negócio sustentável.

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