Se gere um negócio familiar, tenha especial atenção a estes cinco conselhos

Quanto mais próximas são as relações pessoais, mais importante é estabelecer uma boa comunicação a nível profissional, para evitar mal-entendidos e para que todos os restantes colaboradores se sintam integrados. Para ajudar, a The Alternative Board (TAB) Portugal pediu a alguns dos seus membros com experiência em negócios familiares que dessem algumas dicas.

 

1. Fortalecer as relações
As próprias relações familiares devem ser fortes para que o negócio tenha pernas para andar. Para manter os laços fortes, nada melhor do que usar uma actividade que junte a família, em que se criem bons momentos que podem, muitas vezes, levar a comunicações críticas sobre o negócio, num ambiente mais descontraído.

Conectarmo-nos com a família a este nível relembra a todas as partes quem a outra pessoa é e que todos temos os mesmos valores. É importante nunca esquecer a “família” no negócio de família.Joe Palmer, proprietário da TAB North Texas

 

2. Um facilitador externo ajuda, e muito
Uma das ferramentas mais eficazes que já vi serem usadas para garantir que todos os membros estão no mesmo comprimento de onda é a presença de um facilitador profissional externo. Um coach ou mentor com experiência neste tipo de conflitos pode ser uma grande ajuda para dar oportunidade a todos os membros da família de expressarem as suas opiniões.

Robert Haines, proprietário da TAB Treasure Valley, Idaho

 

3. Separe os dois mundos
Nas palavras de George Bernard Shaw: «O maior problema da comunicação é a ilusão de que aconteceu.» A complexidade de um negócio familiar advém, principalmente, das duas relações que existem: a relação empresarial e a pessoal.

Os membros da família pensam que, por se verem regularmente, a comunicação acontece. Isto pode ser um equívoco se os assuntos importantes não forem transmitidos. Para garantir uma comunicação adequada, é importante estabelecer dois canais de comunicação:

  • Reuniões formais: Sempre que necessário (mas não menos do que duas vezes por mês), realize uma reunião formal para discutir questões operacionais, tácticas e estratégicas do negócio. Estabeleça uma agenda com resultados específicos e planos de acção, semelhantes a qualquer outra reunião de gestão.
  • Reuniões informais: Marcar uma reunião de negócios informal de duas em duas semanas sem agenda, sem tópicos e sem estrutura. Discutir o negócio e a vida empresarial; sentir a temperatura um do outro. Tomar um café ou beber uma cerveja se for numa sexta à tarde.

Paul Malherbe, proprietário da TAB África do Sul

 

4. Toda a equipa deve estar consciente da família
Às vezes, os donos de negócios de família querem passar a ideia de que o seu negócio funciona como qualquer outro, o que não é verdade de todo. Muitas vezes, a dinâmica familiar não é clara para as novas contratações. É muito provável que a posição de algum membro da família seja questionada, o que o deixa numa situação difícil.

Se o empresário explicar às novas contratações, logo desde o início, que o seu negócio funciona como a maioria dos outros negócios, mas num ambiente familiar (e que algumas decisões podem ser tomadas no interesse da família e não da própria empresa), ajuda os outros colaboradores a compreender e a aceitar estes elementos. Isto cria um ambiente melhor também para os outros membros da família no negócio.

David Scarola, chief Experience officer da TAB Home Office

 

5. Estabelecer uma hierarquia
As relações familiares baseiam-se em emoções e, como tal, qualquer conflito ou decisão tem o potencial de escalar e transcender o âmbito profissional. Ao estabelecermos uma hierarquia (que não tem necessariamente de corresponder à hierarquia familiar) ou ao compartimentarmos a tomada de decisão (um tem a palavra final sobre marketing, outro sobre contabilidade), prevenimos conflitos desnecessários e evitamos que cada decisão leve o dobro do tempo a ser tomada. Se todos estiverem cientes da hierarquia e a respeitarem, será muito mais simples e os conflitos serão muito menos frequentes.

Rita Maria Nunes, Country manager da TAB Portugal

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