IRS. Se não conseguiu no prazo estipulado, não se distraia agora: é amanhã que acaba prazo para validar facturas

O prazo para verificação e comunicação de facturas, para efeitos do IRS de 2024, foi prorrogado por três dias, podendo os contribuintes proceder à validação das respectivas facturas até 28 de Fevereiro, anunciou  o Ministério das Finanças.

O prazo para verificação e comunicação de facturas, para efeitos do IRS de 2024, foi prorrogado por três dias, podendo os contribuintes proceder à validação das respectivas facturas até 28 de Fevereiro, anunciou o Ministério das Finanças.

O gabinete de Miranda Sarmento afirma que «o elevado número de acessos ao e-fatura do Portal das Finanças, que se registou ao longo de segunda-feira e que se continua a verificar, em virtude do fim do prazo legal para a verificação e validação de facturas, provocou constrangimentos e limitações pontuais de acesso».

Com a prorrogação agora decidida, a funcionalidade de verificação e comunicação de facturas irá permanecer disponível no Portal das Finanças e na app e-fatura até ao final do mês de Fevereiro.

O prazo para validação das facturas a que cada contribuinte associou o seu NIF durante 2024 terminava dia 25 de Fevereiro, para as despesas serem contabilizadas como deduções ao IRS.