Seis características essenciais para um escritório mais feliz

É no local de trabalho que passamos grande parte do nosso dia e por isso é essencial que nos sintamos bem nele. Um estudo recente da empresa Gartner revela que os trabalhadores que se sentem satisfeitos com o seu espaço de trabalho são 16% mais produtivos e têm 18% mais possibilidades de permanecer na empresa. 

 

Seguindo esta premissa, a empresa Pipedrive, revela seis características essenciais associadas a um espaço de trabalho descontraído e mais produtivo. Estas medidas, que estão a ser aplicadas nos escritórios da empresa, seguem a linha defendida pela Organização Mundial de saúde, explicando que um ambiente de trabalho saudável é importante pois está directamente relacionado com o nível de felicidade e produtividade dos trabalhadores.

 

1. Sentir-se em casa
Um espaço onde os trabalhadores se sintam em casa, em que possam escolher o sítio onde se sentem mais confortáveis a trabalhar pode contribuir para uma maior liberdade de movimento e, consequentemente, uma melhor capacidade de mudança. Seja através de secretárias, sofás ao lado da copa, ou mesmo puffs espalhados pelas salas, existem muitas possibilidades que podem ajudar os colaboradores a sentirem-se em casa. Uma das iniciativas promovidas pela cultura escandinava é a de prolongar o comportamento que temos em casa no local de trabalho. Por exemplo, a possibilidade de alcatifar o chão, para que os seus colaboradores possam usar pantufas enquanto trabalham.

 

2. Salas adaptáveis às necessidades
Um escritório tem como objectivo reunir equipas distintas que, tradicionalmente, trabalham em ilhas com mesas e condições similares. No entanto, a possibilidade de escolher o local de trabalho consoante as necessidades da equipa ajudam a uma melhor adaptação e, consequentemente, a um aumento da felicidade no trabalho. Se cada equipa tiver a sua própria sala e puder organizá-la consoante o número de elementos ou necessidades da mesma, é possível organizar o espaço e gerir o tempo entre as reuniões dinâmicas e a concentração necessária para um projecto importante. Ter secretárias em forma de boomerang (com possibilidade de formação de ilha) também pode ajudar as empresas que privilegiam o multitasking, já que este tipo de mobiliário permite a colocação de vários ecrãs e até o ajuste do mesmo para a altura mais desejada.

 

3. Zonas comuns e espaços de lazer
Os trabalhadores valorizam zonas comuns com muito espaço e condições para fazer pausas. Ter uma copa com bastante espaço para as refeições pode permitir um contacto mais directo e descontraído com outros colaboradores, garantindo oportunidades de networking com outros departamentos e o aumento da satisfação no local de trabalho. Um auditório em espaço aberto também é um bom local, pois pode ser um sítio privilegiado para a realização de reuniões de equipas ou mesmo receber visitantes. É importante perceber que um escritório não tem de ser única e exclusivamente um espaço de trabalho propriamente dito. Uma sala de jogos, com matraquilhos e consolas de videojogos ou um espaço de relaxamento no qual os colaboradores podem receber massagens ou ter outras actividades que melhorem o bem-estar, são dois bons exemplos que podem melhorar a produtividade dos trabalhadores.

 

4. Apostar na luz natural
Para além das condições internas do escritório, é importante apostar na qualidade do ambiente natural exterior. Vários estudos recentes revelam que a exposição das pessoas à luz natural contribuiu para uma melhor disposição e energia, causando um grande impacto na concentração e produtividade dos trabalhadores. Se não é possível ter luz natural através das janelas, existem outras opções como lâmpadas especiais que podem contribuir para uma redução da fadiga e um aumento da felicidade e performance no local de trabalho.

 

5. Espaço ergonómico no local de trabalho
A saúde dos trabalhadores deve ser uma preocupação dos empregadores, pois um colaborador saudável e feliz pode ser mais produtivo. Desta forma, é importante adaptar todo o mobiliário e as condições do local de trabalho com vista à melhoria da vida do trabalhador. Mesas adaptáveis à fisionomia do colaborador, criar momentos de pausas, onde as equipas podem ter conversas que não sejam relacionadas com trabalho ou salas com utilizações distintas, para lazer e trabalho, poderá ser importante para desenvolver o bem-estar geral e produtividade no local de trabalho.

 

6. Um escritório mais sustentável
A sustentabilidade e a preocupação ambiental são temas que estão a ser cada vez mais discutidos no nosso dia-a-dia. Este é um tópico que gera preocupação de muitos trabalhadores e uma empresa que implemente medidas amigas do meio ambiente pode contribuir para uma maior identificação dos colaboradores e, como consequência, garantir a sua lealdade à empresa. Utilizar energia renovável na geração de eletricidade para o escritório, colocar carpetes feitas com material reciclado ou reduzir a quantidade de caixotes do lixo ou do número de impressoras são algumas ideias que podem ser implementadas no local de trabalho. Luzes com sensores de movimentos ou a promoção da reciclagem entre os colaboradores também constituem medidas interessantes para melhorar a confiança dos trabalhadores na empresa onde trabalham.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*