Seis dicas que vão ajudar (muito) numa entrevista de emprego na área das TI

A COVID-19 tem imposto novos desafios às empresas e aos profissionais de todos os sectores e o sector Tecnologias de Informação (TI) não é excepção.

 

A Mind Source, empresa especializada em projectos de consultoria de Tecnologias de Informação e Processos de Negócio, deixa algumas dicas para quem procura um novo desafios nas TI ou para quem procura o primeiro emprego nesta área, depois da formação académica.

 

1. Apresentação, preparação e currículo actualizado
Embora o ambiente no sector das TI seja quase sempre descontraído, numa entrevista de emprego o entrevistado deve evitar estar mais informal que o entrevistador. É também fundamental que o candidato tenha o currículo correcto actualizado e de acordo com aquilo que será o seu discurso durante a entrevista, porque um currículo desactualizado gera dúvidas e desconforto.

A preparação assume um papel essencial para uma entrevista bem-sucedida. Se por um lado não é muito difícil ter uma ideia muito aproximada do que vai ser questionado numa entrevista, existem situações em que os candidatos parecem surpreendidos com questões óbvias em contexto de entrevista. Estude a empresa – quantos colaboradores tem? Qual a sua presença nacional / internacional? Quais os sectores em que actua? Quais os serviços e áreas de negócio? – e coloque questões durante a entrevista, demonstrando interesse e capacidade de envolvimento com os objectivos e missão da empresa e das suas equipas.

 

2. Postura, humildade e honestidade
Seguindo os princípios da primeira dica, reforce uma postura desinibida e proactiva, demonstrando uma abordagem dinâmica, interessada, natural e empática. Cumprimentar o entrevistador de acordo com a abertura por ele revelada (aperto de mão ou beijinho) gera empatia e descontracção. Seja humilde, e tenha em conta que pode não haver respostas certas, mas há respostas erradas. A entrevista é uma interacção muito rápida entre pessoas que não se conhecem, todas as coisas que possam criar quebra de confiança devem ser evitadas.

 

3. Comunicação envolvente
Desenvolva as suas respostas. Responder com um simples “sim” ou “não” sem justificar a sua opinião promove desinteresse e distanciamento. Utilize linguagem adequada, evitando o calão, e recorra a um discurso polido, orientado e assertivo, recorrendo a termos vulgarmente utilizados no meio, ainda que sejam estrangeirismos ou um termo mais técnico. Tenha sempre presente no seu discurso quais os seus projectos, as tecnologias onde está à vontade e as metodologias.

 

4. Gira bem o tempo
A gestão do tempo fica a maior parte das vezes a cargo do entrevistador, mas isso não quer dizer que o candidato não tenha uma palavra a dizer neste campo. Certifique-se de que está pronto pelo menos 10 minutos antes da entrevista. Durante a mesma, organize as ideias e as respostas de forma a priorizar o mais importante: dê a conhecer o seu percurso profissional e a sua experiência, sem se alongar em demasia. Deixe que o entrevistador guie o processo, mas encontre formas de mostrar as mais-valias que a sua contratação traria à empresa e às equipas. Foque-se nos aspectos-chave do seu percurso profissional e apresente um discurso assertivo.

 

5. Tenha um plano
O que nos leva até à última dica. Demonstre a capacidade de trazer valor acrescentado e a capacidade de adaptação a diferentes contextos. Revele a sua ambição e dê a entender as suas perspectivas de futuro. Mostre onde pretende chegar, o que gostaria de aprender e desenvolver na empresa. Esteja preparado para questões estratégias que o envolvem directamente como a missão e objectivos da empresa, como seja a pergunta sobre o seu percurso. “Onde se vê daqui a cinco anos?” é uma questão simples e clara, que impõe uma resposta já preparada e com um discurso organizado e assertivo.

 

6. Experiência é mais-valia
Destaque a sua experiência e aprendizagem no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação, lembrando-se de que esta área está em constante mutação. Como tal, deve ter em conta a constante necessidade de reciclagem de conhecimento. Esta proactividade e capacidade de angariação de novos conhecimentos é essencial para um consultor de TI. Como argumento complementar, leve consigo o portefólio de projectos realizados, caso os anteriores clientes o permitam. Mostrar trabalho e experiência não é vaidade, é mais-valia.

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