Sem motivação? Três dicas poderosas de quem passou de sem-abrigo a milionário

Quer saber como é que o norte-americano John Paul DeJoria, de 75 anos, passou de viver no seu carro a todo-poderoso da cosmética, mantendo-se motivado? Bastaram três passos para consegui-lo. Descubra quais são. 

 

DeJoria, cofundador da John Paul Mitchell Systems e da Patron Tequila, começou a construir o seu império no início dos anos 80, mas, pelo caminho, chegou a vender enciclopédias e também foi funcionário de limpeza. Agora, é dono de uma das empresas de cabelo mais lucrativas do mundo.

Deve estar a perguntar-se como poderá fazer isso. Mas a resposta é mais simples do que julga: a motivação desempenhou um papel essencial no percurso do empresário. A pensar nisso,  a “CNBC” compilou três estratégias que ajudaram DeJoria a vencer a desmotivação no trabalho e a aumentar os seus níveis de satisfação. Tome nota e teste-as na sua rotina:

  1. Prepare-se para a rejeição: ao longo da sua carreira irá deparar-se com muitas portas fechadas. Aproveite para aprender com essas experiências. «Vão existir pessoas que não vão gostar do seu produto, da sua empresa ou de si. É importante que perceba isso a partir do dia em que inicia um negócio. (…) Para ter sucesso, deve permanecer tão confiante e entusiasmado na porta nº59 como estava na primeira», refere DeJoria.
  2. Verifique se o seu produto ou serviço é o melhor possível: «Trabalhe arduamente para desenvolver um produto de topo que os consumidores desejem. Esse tipo de pensamento vai fazer com que tenha mais hipóteses de ser um sucesso», sublinha o empresário.
  3. Faça aquilo que é bom para si e para o negócio: «Se uma empresa quer sobreviver não pode pensar apenas nos resultados actuais», faz notar, referindo-se ao papel da responsabilidade social. «A empresa deve comprometer-se a ajudar os outros. (…) Os clientes gostam de organizações que disponibilizam parte do seu tempo a ajudar a sociedade, a salvar o planeta e a fazer a diferença», destaca ainda.