Serão estas as 15 profissões mais solicitadas (e bem pagas) este ano

Em 2020, o mundo do trabalho sofreu muitas mudanças e, como consequência directa, as empresas procuram novos perfis para enfrentar o próximo ano. A IEBS Business School identificou as profissões mais procuradas e consequentemente bem pagos este ano.

 

1. Analista de dados
Já em 2019, as profissões especializadas em Big Data superaram todos os rankings de procura das empresas e, este ano, parece que a tendência será exactamente a mesma. Um analista de dados é responsável por participar a análise dos dados de cada departamento e estabelecer estratégias com base nos dados recolhidos.

Por esse motivo, existem muitas empresas comprometidas em contratar um ou dois especialistas em Data Analyst, cujos salários variam de 50.000 a 80.000 euros por ano.

2. Arquitecto Blockchain
A tecnologiaBlockchain é usada em todos os sectores como um método seguro para verificar os processos e identidades que operam. Sectores tão diversos como o musical ou a logística já usam essa tecnologia para melhorar os seus processos, portanto, não é de surpreender que o especialista em Blockchain seja um dos perfis mais procurados pelas empresas digitais este ano.

Sendo um perfil recente, a procura e os salários desses especialistas dispararam, com um salário médio de 90.000 a 110.000 euros por ano.

 

3. Consultor SAP
O consultor SAP gere e adapta o software SAP às necessidades da sua organização. É o responsável por aproveitar ao máximo o software da empresa. Os consultores SAP têm um salário bruto médio de 45.000 euros, dependendo da empresa.

4. CRM manager
O perfil de CRM manager (Customer Relationship Management) ganhou muito destaque nos últimos anos. Esta função tem como missão definir e desenvolver a estratégia de CRM no comércio online. Normalmente, o salário médio de um CRM manager varia entre 25.000 e 35.000 euros por ano, independentemente da experiência.

5. Digital Product manager
Um Digital Product manager é responsável por coordenar estudos sobre vendas online para desenvolver o plano de marketing da empresa e liderar a transformação da área digital. O salário bruto é de  70.000 euros por ano, dependendo da empresa e de sua experiência.

 

6. Director de empresa
Os directores de empresa são responsáveis por promover as estratégias da empresa, como atendimento ao cliente ou vendas. Também são responsáveis por regular a conduta dos membros da empresa, motivando seus trabalhadores e tentando melhorar a produtividade. Os diretores da empresa têm um salário bruto médio de 50.000 euros no início de suas actividades.

7. Director Financeiro
O director financeiro tem como função coordenar todas as tarefas administrativas e financeiras de uma empresa.  O salário bruto médio destes profissionais varia de 45.000 a 50.000 euros inicialmente.

8. Director de Marketing Online
Este profissional é responsável por estabelecer contratos de publicidade e criar novas campanhas para a promoção dos produtos ou serviços de uma empresa. O salário anual destes profissionais varia entre 45.000 e aproximadamente 120.000 euros.

9. Director de Vendas 
Os diretores comerciais ou de vendas têm como principais funções propor uma estratégia de vendas, medir os resultados e liderar o departamento comercial. Esses profissionais têm um salário bruto médio de 40.000 a 45.000 euros, dependendo da experiência.

 

10. Influencer 
É uma das mais novas profissões dos últimos anos. Os influenciadores chamaram a atenção das marcas e, portanto, dos departamentos de marketing. Actualmente, 80% dos profissionais das indústrias da moda, luxo e cosméticos usam o marketing de influência.

 

11. Especialista SEO
Actualmente, não ter presença nos motores de busca pode ser a diferença entre sucesso e fracasso. Por esse motivo, é necessário ter um especialista em SEO que projecte e optimize o conteúdo para alcançar um número maior de clientes em potencial.

O trabalho de SEO é recompensado anualmente entre 25.000 e 50.000 euros, dependendo do volume de trabalho e da carreira do candidato.

 

12. Especialista em cibersegurança
Os especialistas em cibersegurança tentam resolver a forte preocupação das empresas digitais em proteger dados. As grandes empresas, por exemplo, têm um CSO (chief Security officer) responsável pela segurança interna da organização. Destaca-se que o perfil júnior de um especialista em segurança cibernética recebe um salário de 30.000 euros brutos por ano.

 

13. Growth Hacker
O Growth Hacker é o perfil da moda nos departamentos de Marketing Digital, devido à sua grande capacidade analítica e criativa que permite a criação de estratégias de crescimento digital. As suas principais tarefas são recolher dados, analisá-los e tirar conclusões para implementar estratégias, a fim de melhorar o posicionamento de um produto ou serviço em relação à concorrência.

Os salários de um Growth Hacker variam de 30.000 a  35.000 euros por ano, com uma experiência entre dois e cinco anos.

14. Gestor de redes socias
As funções de Social Media manager e de Community manager abriram caminho entre as profissões mais importantes. Têm como principais funções planear e projectar a comunicação estratégica da empresa através das redes sociais. Estes profissionais podem receber entre 25.000 e 70.000 euros, dependendo da sua classificação e responsabilidade.

 

15. Scrum master
Outro perfil muito procurado em 2021 é o de Scrum master (SM) ou facilitador de projectos. O salário anual do Scrum Master é entre 35.000 e 50.000 mil euros, tendo experiência.

Ler Mais