Serão estes os cinco perfis de TI mais procurados pelas empresas para enfrentar desafios futuros

De acordo com um estudo sobre a evolução tecnológica e digital elaborado pela Michael Page, a transformação digital é a principal prioridade de investimento futuro para a maioria das empresas. A cibersegurança é outro aspecto importante para as empresas, sejam grandes (37%), médias (31%) ou pequenas (21%).

 

Segundo os dados do estudo, a maioria das empresas ainda não possui algumas das posições mais estratégicas de Tecnologia e Inovação. Mais concretamente, 38% dos participantes reconhecem a ausência de um IT director, 55% de Data analysts e 56% de IT Business analysts.

A inclusão destes perfis irá permitir que as empresas possam abordar os principais desafios que enfrentaram ao logo dos últimos meses. Estes incluem a redução da produtividade (54%), a dificuldade em desenvolver novas oportunidades (45%) e problemas na gestão da relação com o cliente (29%). É importante referir que 24% das médias empresas enfrentaram problemas na implementação do modelo de trabalho remoto, uma percentagem superior às pequenas e grandes organizações.

Para corresponder aos requisitos de talentos e enfrentar os desafios futuros, as empresas irão concentrar-se na contratação de cinco perfis principais:

  • IT director– Posição-chave para liderar a transformação digital da empresa e garantir a integração da tecnologia em todos os seus processos.
  • Data analyst– Cuja principal função é interpretar dados para auxiliar na tomada de decisões estratégicas de negócio.
  • IT Business analyst– Um perfil com expertise tanto em tecnologia quanto em negócio, atuando como ponte entre as necessidades das duas áreas.
  • Infrastructure manager– Uma função que assume particular importância para garantir a funcionalidade ideal dos sistemas quando muitos colaboradores ainda estão a trabalhar de forma remota.
  • CRM manager– Responsável por definir estratégias de relacionamento com clientes cada vez mais omnicanal, de forma a aumentar a fidelização.

 

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...