Sete tendências para a Educação Corporativa

A era digital obrigou a novas dinâmicas de trabalho para manter os colaboradores mais felizes e produtivos. Estará a sua empresa adaptada às novas realidades? Como reter talentos e reforçar competências, preparando as equipas para o futuro do negócio?

 

De acordo com o DOT digital group, as principais tendências no que diz respeito à educação corporativa para este ano são:

1. Game thinking: a chegada dos millennials e da geração Z ao mercado de trabalho obrigou as empresas a munirem-se de novas armas para atrair e reter estes talentos jovens. E, enquanto os mais velhos valorizam o conhecimento, os mais novos procuram experiência, pelo que o gaming pode ser um grande aliado dos líderes. Por tratar-se de uma técnica mais interactiva, gera um maior envolvimento da organização.

2. Experiências imersivas: entre as várias utilidades da realidade virtual e aumentada, esta mistura entre o real e o digital pode ser uma importante aliada na educação corporativa. O recurso a esta tecnologia permite, entre outros, reduzir custos e formação à distância.

3. Microlearning: Sabia que o nosso tempo de atenção caiu de uma média de 12 para oito segundos? Foi justamente a pensar nisso que este modelo de ensino entrou em cena. O objectivo é transmitir o máximo conhecimento no menor tempo possível.

4. Mobile Learning: ideal para formações à distância, possibilita maior flexibilidade, gera mais interesse e garante menos custos para a empresa.

5. Video learning e social learning: a esta altura está mais do que provado que a linguagem visual facilita muito mais a compreensão face ao texto. O social learning, por sua vez,  acontece todos os dias, de modo informal, através de uma simples troca de ideias entre colegas da mesma empresa.

6. Big data e aprendizagem de ensino modular: em franco crescimento, esta tecnologia disponibiliza dados sobre o perfil do colaborador, ajudando a empresa a personalizar a estratégia de formação a implementar.

7. Inteligência artificial (IA): o uso de IA possibilita, por exemplo, o esclarecimento de dúvidas pontuais de forma ágil, assim como feedback imediato, acompanhamento em tempo real da evolução e a personalização dos conteúdo.

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