Siemens premeia projectos de modernização da indústria portuguesa

Alunos do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) e do Instituto Politécnico de Leiria foram os vencedores do Prémio Geração Digital da Siemens. Este desafio, direccionado a alunos do ensino técnico-profissional e superior de engenharia, tem como objectivo estimular o desenvolvimento de projectos e de ideias inovadoras para a modernização da indústria em Portugal.

 

A equipa composta por dois alunos do CENFIM apresentou uma solução para uma Máquina de Lavar e Tingir Industrial. A partir de uma modelação 3D foi possível agregar várias funcionalidades de três máquinas numa só (lavar, tingir e dosear a tinta). Através deste modelo digital foi possível simular o seu funcionamento e prever o processo automatizado em todas as suas fases, aumentando a produtividade e reduzindo os recursos logísticos necessários.

O outro vencedor, um aluno do Instituto Politécnico de Leiria, dedicou-se à virtualização de processos industriais, conseguindo demonstrar a importância dos autómatos e softwares de simulação da Siemens num processo, antecipando e otimizando virtualmente todos os passos antes dos modelos reais existirem. Consegue-se assim desenvolver em computador os gémeos digitais, ajustando e optimizando os parâmetros da instalação. Este procedimento reduz os riscos e diminui os custos e ajustes no chão de fábrica, quando o sistema for efectivamente instalado. Adicionalmente, reduz-se o time-to-market, fundamental na equação competitiva de qualquer empresa industrial.

Os alunos que venceram o Prémio Geração Digital vão ter a oportunidade de fazer estágios curriculares de dois meses nos i-Experience Centers 4.0 da Siemens, e as instituições de ensino que frequentam vão receber kits de automação e impressoras 3D. Também a escola com maior número de inscrições, o Instituto Politécnico de Leiria, vai receber kits de automação.

Os projectos a concurso foram analisados por um júri composto por representantes da Siemens, COTEC, Ordem dos Engenheiros, Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Cadflow e BEEVERYCREATIVE, que foi quem seleccionou os dois vencedores da edição do prémio deste ano.

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
YouTube faz 15 anos: o que mudou e o que ainda vai mudar
Automonitor
Presidente promulga diploma sobre alteração de matrículas automóveis