Siemens quer impulsionar a digitalização no País
Anunciando um investimento de cinco milhões de euros para os próximos dois anos, o foco da empresa de engenharia e tecnologia será em projectos de investigação e desenvolvimento nas áreas de energia e mobilidade.
As intenções da Siemens foram apresentadas pela secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, no encontro sobre Digitalização, promovido com os clientes e parceiros da Siemens em Portugal. Na área da energia, um dos projectos a desenvolver será de “data analytics” aplicada à eficiência energética e o outro de acesso à energia sem necessidade de infraestrutura.
«Este investimento estratégico da Siemens em Portugal vem reforçar o desenvolvimento da economia nacional e será direccionado para tecnologias chave na digitalização do tecido empresarial português», sublinhou Pedro Pires de Miranda, presidente executivo da Siemens Portugal.
O investimento na capacitação de Recursos Humanos e na abertura de i-Experience Centers e de Laboratórios Aplicacionais também está nos planos da tecnológica, estes últimos para apoiar o desenvolvimento dos projectos de suporte. O primeiro foi inaugurado em Fevereiro, na sede em Alfragide, e visa precisamente a capacitação dos Recursos Humanos nas competências digitais e no apoio a startups ou universidades no desenvolvimento de novas soluções.
Para além disso, e com o objectivo de desenvolver novas tecnologias para as áreas da energia, infraestruturas para edifícios e mobilidade, estão a ser criados Laboratórios Aplicacionais onde as equipas da Siemens se juntam a clientes, parceiros, alunos e investigadores.
A Siemens mantém a estratégia de contratar 240 novos colaboradores, altamente qualificados, em Portugal até ao final do ano. As perspectivas, para 2019 vão no sentido de continuar a contratar nas áreas em que a empresa vindo a apostar e a crescer, como as tecnologias de informação ou a indústria 4.0. Tem ainda investido activamente num programa avançado de formação e requalificação das suas pessoas na área da Digitalização aplicada às áreas de negócio.
No que respeita à mobilidade, vai ser desenvolvido um sistema de carregamento inteligente para autocarros eléctricos. Todos estes projectos têm como base tecnológica o MindSphere, o sistema operativo da Siemens para a Internet das Coisas. A empresa vai ainda continuar a apostar na criação de espaços de experimentação para a indústria e de Laboratórios Aplicacionais para outras áreas como os edifícios ou a mobilidade.
Veja também estas notícias.