Sistemas de Informação de Recursos Humanos: Saiba o que são e quais os seus benefícios

A transformação digital impulsionou grandes mudanças no mercado de trabalho, especialmente nos departamentos de RH, tendo-se introduzido novos métodos de gestão, como é o caso dos Sistemas de Informação de Recursos Humanos (Human Resources Information Systems – HRIS). A Talentia Software explica o que são e os seus benefícios para a gestão de RH nas empresas.

 

Os HRIS consistem em sistemas de software de Recursos Humanos que ajudam esse departamento a gerir e a controlar toda a informação sobre o capital humano das empresas. Ajudam as empresas e os departamentos de RH a trabalhar de forma mais eficiente, permitindo uma gestão integrada, desde os colaboradores ao recrutamento e passando mesmo pela contabilidade.

Assim sendo, uma boa estratégia digital para a gestão dos RH, apoiada por um software de gestão eficaz, pode trazer benefícios às empresas.

A Talentia Software identifica-os:

 

1. Informação digital, acessível e organizada
Os HRIS ajudam a economizar tempo e custos porque permitem pesquisar informação sobre os colaboradores ou sobre a empresa de forma simples e quase instantânea, sem ser necessário percorrer milhares de documentos.

A informação está à distância de um clique, arquivada de forma digital, acessível e organizada. Para além disso, não há risco de perdas de informação, pois é possível realizar uma cópia de segurança que permite restaurar a última versão.

 

2. RH e colaboradores mais próximos
Outro dos pontos fortes dos sistemas HRIS é que favorecem e facilitam a comunicação entre os colaboradores, o departamento de RH e a direcção.

Uma comunicação simples e próxima melhorará consideravelmente as relações profissionais e interpessoais de todas as equipas e, consequentemente, o ambiente de trabalho.

 

3. Optimização dos processos de recrutamento
Os sistemas de informação de RH são vantajosos para todo o processo de recrutamento, este será mais simples e ágil se for apoiada por um sistema HRIS. Um software de gestão deste tipo ajudará os RH em vários aspetos desta tarefa, graças às suas capacidades digitais de:

  • Identificar as necessidades da empresa;
  • Publicar ofertas de emprego;
  • Recolher automaticamente os CV dos candidatos;
  • Planear as diferentes fases do processo de seleção e o seu seguimento;
  • Apoiar a incorporação e formação de novos colaboradores.
Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*