O Sindicato dos Quadros e Técnicos Bancários, o Sindicato dos Bancários do Norte e o Sindicato Independente da Banca rejeitaram a proposta de revisão salarial dos bancos, de 0,4%, e vão pedir a intervenção do Ministério do Trabalho.
Em comunicado hoje divulgado, os três sindicatos consideraram que a proposta final do Grupo Negociador das Instituições de Crédito de uma actualização salarial de 0,4% e não negociável, apresentada em reunião na passada terça-feira, revela «intransigência» e informaram que não a aceitaram.
«Tendo em conta a subida expectável e real da inflação – actualmente com uma previsão superior a 1% -, bem como os indicadores e resultados positivos dos bancos referentes ao primeiro semestre de 2021, os três sindicatos rejeitam liminarmente a proposta apresentada de 0,4%», lê-se no comunicado.
O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB), o Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) e o Sindicato Independente da Banca (SIB) acrescentaram que, tendo em conta que não é possível acordo, «irão requerer o mecanismo de conciliação aos serviços competentes do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social» para tentar resolver o impasse negocial e que os bancários tenham «a justa e merecida actualização das suas retribuições e pensões».
O Grupo Negociador das Instituições de Crédito apresentou uma proposta de actualização em 0,4% da tabela salarial, de pensões de reforma e de sobrevivência e cláusulas de expressão pecuniária. A proposta destes sindicatos era de um aumento de 1,4% de aumento.
Já em 25 de Novembro o Mais Sindicato e o Sindicato dos Bancários do Centro (SBC) anunciaram a recusa da proposta de aumentos de 0,4% na banca e o recurso à conciliação.














