Sobrecarregado no trabalho? Estes cinco exercícios vão ajudá-lo a reduzir o stress (e só demoram cinco minutos)

Está mais tenso do que o habitual? Vive num constante estado de ansiedade e nota que o seu emprego está a ter impacto directo nos seus níveis de felicidade? Mude o “chip” e foque-se no que pode fazer de diferente. 

 

Ficar a remoer em pensamentos negativos só irá comprometer a sua saúde mental. Por isso, acalme o turbilhão de pensamentos e afaste o desnecessário. A pensar nisso, o portal “Inc.” partilha oito exercícios que podem ser feitos em apenas cinco minutos e que vão ajudá-lo a gerir as emoções e a diminuir o stress no trabalho. Eis os truques:

  1. Anote os seus pensamentos: é isso que faz Monica Snyder, CEO da Birdsong. «Demoro cinco minutos a anotar todos os pensamentos aleatórios que passam pela minha cabeça. (…) Depois de passar tudo para o papel, sinto-me mais capaz de organizar, delegar, excluir e avançar com clareza», partilha.
  2. Desenhe: tudo o que precisa é de um papel e de uma caneta. «É uma solução criativa para resolver o stresse», faz notar Syed Balkhi, co-fundador do WPBeginner.
  3. Alongue: sair da secretária e alongar durante cinco minutos vai ajudá-lo a relaxar os músculos. «O alongamento ajuda a liberar endorfinas», substâncias químicas que proporcionam sensações de prazer, euforia e bem-estar que ajudam a combater, por exemplo, a depressão, diz Blair Williams, fundadora e CEO da MemberPress .
  4. Ponha a tocar uma playlist animada: a música pode melhorar (e muito) o seu estado de espírito. Para Thomas Griffin, co-fundador e presidente da OptinMonster, focar-se numa música animada e nas letras vai ajudá-lo a esquecer-se do negativo.
  5. Encontre uma pequena distracção mental: é assim que Kristin Kimberly Marquet, fundadora da Marquet Media, LLC, afasta o stress sempre que se sente sobrecarregada. «Paro o que estou a fazer e vou assistir a um vídeo engraçado no YouTube ou ler um artigo sobre cultura pop.»
  6. Inspire-se em quem o inspira: dependendo de quem «segue», o feed das suas redes sociais pode ser uma fonte de conteúdo inspirador. «No Instagram, sigo pessoas positivas como Gary Vee [empreendedor americano]. Vejo as publicações dele e fico imediatamente mais motivado», diz Fritz Colcol, CEO do ABN Circle.
  7. Vá caminhar: é um dos truques mais rápidos para reduzir o stress, mesmo que seja por cinco minutos, crê Blair Thomas, co-fundador do eMerchantBroker.
  8. Mantenha o foco: desligue o piloto automático, evite a dispersão e leve a atenção até ao momento presente, recomenda Thomas Smale, fundador da FE International.
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