Sofre de stress no trabalho? Saiba como geri-lo

A pressão excessiva é uma das principais causas do stress no trabalho, que pode ocorrer por ter um horário de trabalho cansativo, preocupação com um projecto novo, metas e prazos a cumprir, competitividade ou até mesmo por sentir-se tratado injustamente ou de forma diferente de outros colegas de trabalho, avança o site A tua Saúde.

Essa pressão excessiva pode interferir na produtividade e no desempenho no trabalho, gerando mais stress, podendo afectar a vida pessoal e o relacionamento familiar e com amigos, além da saúde física e mental.

O que fazer: Deve tentar entender qual o motivo maior do stress no trabalho, estabelecer limites como não ver o email à noite ou não atender o telefone durante o jantar, ou conversar com o gestor do projecto para adoptar medidas e fazer um cronograma para que as datas sejam cumpridas dentro do planeado, por exemplo.

Além disso, é importante um estilo de vida mais saudável e reservar um tempo do dia para o lazer ou estar com familiares e amigos.

É ainda importante fazer uma dieta incluindo alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como carne vermelha ou leite pois melhoram o funcionamento do organismo, ajudando a manter a calma e a prevenir o stress.