Sonae associa-se a projecto europeu para requalificar um milhão de profissionais desempregados ou em profissões em risco até 2025

A Sonae é um dos promotores da nova iniciativa de formação europeia intitulada Reskilling 4 Employment (R4E) – “Requalificar para o Emprego”, que tem como objectivo requalificar profissionais desempregados ou em profissões em risco, num momento em que o mercado de trabalho europeu atravessa alterações significativas.

 

O programa é uma iniciativa da European Round Table for Industry (ERT), organização que junta líderes das principais empresas europeias, sendo apresentado hoje na Cimeira Social do Porto por Paulo Azevedo, líder do Grupo de Trabalho de Emprego, Competências e Impacto da ERT e chairman da Sonae.

O objectivo do projeto conjunto é requalificar um milhão de adultos na Europa até 2025. O R4E vai ajudar a mobilizar instituições dos sectores público, privado e social no sentido de alcançar esta meta. Em pleno funcionamento, o projecto terá o potencial de requalificar e preparar para novas profissões até cinco milhões de pessoas até 2030.

Este valor corresponde a cerca de 25% das necessidades de requalificação na Europa, fruto das alterações que surgirão com a automação, a transição digital e a transição ecológica. A pandemia COVID-19 veio acelerar estas tendências, tornando ainda mais urgente a necessidade de uma abordagem conjunta à requalificação da população.

Paulo Azevedo (na foto), líder do Grupo de Trabalho de Emprego, Competências e Impacto da ERT e chairman da Sonae afirma: «É um prazer anunciar a iniciativa R4E, que conta com projectos-piloto com múltiplas empresas e várias organizações parceiras em três países. O objectivo é simples: ajudar os trabalhadores no processo de requalificação para profissões mais necessárias, melhorando assim a vida das pessoas, reforçando a coesão social e promovendo a competitividade da Europa. Através deste novo programa, as empresas irão estabelecer parcerias com instituições nacionais e europeias, além de organismos públicos e privados. Temos o objectivo de tomar acções concretas para garantir que a Europa possui o capital humano para cumprir a transição ecológica e digital.»

No primeiro ano, o programa R4E vai arrancar com projetos-piloto em três Estados Membros: Portugal, Espanha e Suécia. Para além da Sonae, o grupo de empresas impulsionadoras do programa inclui, nesta primeira fase, AstraZeneca, Iberdrola, Nestlé, SAP, Telefónica e Volvo.

O programa R4E pretende ainda alargar a sua actuação a mais países e envolver mais empresas, instituições de requalificação, startups e agências de emprego, convidando mais organizações a juntar-se a esta iniciativa.

A iniciativa pretende ser um modelo abrangente no qual os candidatos são apoiados no processo de transição para uma nova profissão. Depois, recebem formação e procuram ser colocados, sob a orientação de mentores, nos futuros empregos. Este percurso exige programas de formação específicos, a disponibilização de orientação para os candidatos e ecossistemas de emprego local onde formadores e empregadores possam rapidamente encaminhar os candidatos para as vagas existentes.

O programa R4E foi concebido para apoiar o trabalho já desenvolvido por empresas, organismos públicos, sindicatos, associações empresariais e formadores. A iniciativa baseia-se num modelo abrangente recorrendo a quatro pilares de valor acrescentado: 1) capacitação tecnológica para a requalificação, incluindo uma plataforma comum e a recomendação de candidatos com base em inteligência artificial; 2) rede selecionada de instituições de requalificação e de empregadores; 3) criação de ecossistemas de emprego urbano e, 4) recomendações para programas de financiamento que alinhem incentivos para formadores, empregadores e candidatos.

Ler Mais