Sonae MC quer criar a “loja do futuro”. E lançou o desafio a startups nacionais e internacionais

Margarida Lopes
8 de Fevereiro 2022 | 12:17
Sonae MC quer criar a “loja do futuro”. E lançou o desafio a startups nacionais e internacionais

De forma a promover a inovação no sector do retalho, a Sonae MC está a desafiar startups nacionais e internacionais a testarem soluções em ambiente real na terceira edição do “Disrupt Retail – Call for Technology by Sonae MC”.

Escolha a Human Resources como fonte preferida no Google Escolher ›

 

A empresa está à procura de soluções que impactem significativamente a cadeia de valor de retalho com destaque para a “loja do futuro”, e-commerce, novas formas de trabalhar, serviços de saúde e bem-estar, experiência do consumidor e universo digital.

Entre as tecnologias valorizadas na iniciativa “Disrupt Retail – Call for Technology by Sonae MC” estão a inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, Internet of Things, robótica e blockchain.

Continue a ler após a publicidade

Na segunda edição do Disrupt Retail – Call for Technology by Sonae MC, em 2020, foram submetidas 136 candidaturas de 20 países diferentes e foram testados cinco conceitos. O goodbag (Áustria) foi um dos conceitos testados e consiste em sacos de compras com design exclusivo e 100% algodão orgânico, que incorporam um mini-chip que permite ajudar o planeta de cada vez que são reutilizados. Outro exemplo foi o teste realizado com a Threedium (Reino Unido), onde se colocou à prova a automatização da geração de modelos 3D a partir de fotografias 2D possibilitando melhorar a experiências dos clientes nos canais digitais.

As startups seleccionadas têm acompanhamento exclusivo de mentoria com especialistas da Sonae MC em tecnologia e retalho e a possibilidade de verem os seus projectos implementados num ecossistema com mais de três milhões de famílias, distribuídas por cerca de 1000 lojas de várias marcas.

Miguel Moreira, Administrador da BIT, área de sistemas de informação da Sonae MC, afirma que “privilegiamos a inovação e acreditamos na cooperação e cocriação como fontes importantes para conceber novas soluções e fazer mais e melhor para os nossos clientes, colaboradores e parceiros. Com o Disrupt Retail queremos desafiar e ajudar as startups a implementarem os seus projectos piloto em contexto real, desenhando o futuro do retalho em conjunto.”

Além das startups, o programa está também acessível a centros de investigação e desenvolvimento, bem como a empresas e agências que apresentem soluções suficientemente maduras para serem testadas.

Continue a ler após a publicidade

A Sonae MC está a aceitar candidaturas até 6 de Março aqui e os projectos escolhidos serão anunciados em Abril, data a partir da qual iniciarão a colaboração com a empresa.

Partilhar


Mais Notícias