Sonae, SAP e Nestlé lideram iniciativa que junta Estado e empresas na requalificação de profissionais para empregos do futuro

“Reskilling 4 Employment” é uma iniciativa de âmbito europeu liderada em Portugal pela Sonae, SAP e Nestlé, e que apresenta hoje o programa “PRO_MOV” co-liderado pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional, em estreita cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e outras empresas do sector privado.

 

Portugal anuncia o primeiro projecto piloto do programa Reskilling 4 Employment (R4E), uma iniciativa a nível europeu que pretende, até 2025, requalificar um milhão de profissionais no desemprego ou em profissões em risco na Europa, permitindo o desenvolvimento de competências em áreas com maior procura de trabalhadores qualificados.

«A transformação das economias pela dupla transição climática e digital e potenciada pela crescente utilização de novas tecnologias, tais como a inteligência artificial e a automação, terão um papel cada vez mais preponderante na sociedade e, em especial, nas novas necessidades do mercado de trabalho», é referido no comunicado enviado às redacções, «a pandemia COVID-19 veio acelerar estas tendências, tornando ainda mais urgente a necessidade de uma abordagem conjunta à requalificação da população.

«O R4E veio ajudar a mobilizar instituições dos sectores público, privado e social para contribuir para superar este desafio na Europa. Desenhado pela European Round Table for Industry (ERT), uma associação que junta cerca de 60 das maiores empresas europeias, o programa tem como objetivo combater o desemprego e promover a requalificação de profissionais para a dupla transição digital e climática», avançam os responsáveis em comunicado.

Para tal, estão em preparação projectos-piloto em Portugal, Espanha e Suécia, sendo as primeiras ações de formação agora apresentadas no nosso país, com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social Ana Mendes Godinho, com o Secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional Miguel Cabrita, António Leite, Vice-Presidente do IEFP e representantes da Sonae, da SAP e da Nestlé.

Em Portugal, o programa é impulsionado pela Sonae, SAP e Nestlé (membros do ERT) e pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), em colaboração com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e outras empresas do sector privado como a EDP, a Delta Cafés e a Sogrape. Entre as áreas prioritárias de atuação definidas estão a indústria, o digital, a economia verde, a excelência nas vendas, a agricultura e a saúde.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*