Sonha trabalhar na Google? Aumente as hipóteses de dar nas vistas e ser contratado

Sempre sonhou trabalhar num gigante tecnológico como a Google? Ter um currículo bem feito é meio caminho para ganhar pontos. Mas não chega. Saiba como conquistar os recrutadores, segundo a própria empresa.

 

De acordo com a revista “Fast Company”, o motor de busca recebeu mais candidaturas ao longo de 2019 do que em qualquer outro ano: ao todo, foram enviados 3,3 milhões de currículos. E, ao contrário do que possa pensar, a empresa tem uma pessoa que se dedica a avaliar cada contacto. «Na Google ainda confiamos nos humanos para contratar. É a coisa mais importante que fazemos», diz o director de Talento da Google, Kyle Ewing.

Quer passar no teste? Além de qualificações e conhecimento, deverá ter um currículo perfeito para destacar-se. São estas as quatro coisas que deve incluir:

  1. Experiência: «Encorajamos as pessoas a indicar não só onde trabalharam e estudaram, mas a transmitir a experiência adquirida e as lições aprendidas», diz Ewing. No mesmo sentido, «se é voluntário ou tem um projecto que o apaixona, acrescente essas coisas para contar uma melhor história sobre si além do trabalho. Na Google, o que os colaboradores acrescentam à nossa cultura é o que ele contribui além de cumprir um horário das nove às 17 horas. Sabemos que a experiência chega de muitas formas diferentes».
  2. Resultados e impacto: «Além  do que aprendeu, pense no impacto que causou nos seus cargos e projectos anteriores. As pessoas são muitas vezes ensinadas a usar dados num currículo, mas é preciso relacioná-los a um  impacto», refere. O mesmo se aplica a qualquer posição de liderança relevante, distinções universitárias ou outro tipo de reconhecimento.
  3. Linguagem: ao partilhar a sua experiência e resultados, leia a descrição do cargo para o qual se está a candidatar e, com base nessa informação, saiba quais as competências a destacar. «Preste muita atenção a essas palavras-chave, pois muitas vezes elas são o que os recrutadores procuram nos currículos para preencher funções específicas.»
  4. Mais-valias: deve explicar o que pode trazer de novo para a organização e não apenas naquilo que o torna apto para o cargo. «Estamos sempre à procura de pessoas que tragam novas perspectivas e experiências de vida para nos ajudar a construir equipas, produtos e serviços mais fortes.»