Startup francesa com foco na empregabilidade (97% dos seus alunos arranjaram emprego em um mês) reúne 3 milhões de euros em ronda de investimento

Sem pré-requisitos de habilitação e com garantia de contrato permanente no final do curso, a iconoClass é a primeira escola voltada para a carreira de desenvolvimento de negócios, que cobre as mensalidades de seus alunos até à contratação. Fundada em 2019 por Marie Taquet, disponibiliza cursos online e físicos de quatro meses (em França) na área do desenvolvimento de negócios.

 

O modelo único em França baseia-se numa aprendizagem prática e intensiva que garante aos alunos um contrato de trabalho permanente no final do curso, nas diversas empresas parceiras da startup. Até ao momento da contratação, a escola cobre os custos do curso na sua totalidade. Até à data, 97% dos alunos arranjaram emprego até a um mês depois de terminarem o curso. Só em 2020, participaram mais de 100 professores (profissionais de vendas).

Numa ronda de investimento onde participaram os fundos Mustard Seed Maze (MSM) (Portugal) e Brighteye Ventures (Luxemburgo), e ainda três business angels franceses: Cédric Sellin (investidor), Josef Bovet (CEO da SumUp, ex-Tiller) e Bruno Sola (CEO da Bizness), a iconoClass recolheu três milhões de euros.

«Esta operação permitirá acelerar o crescimento em França e na Europa – nomeadamente com o lançamento da primeira localização fora de Paris, em Londres, prevista para Janeiro de 2022 -, e lançar a iconoClass Tech para implementar e desenvolver os cursos em inglês e disponibilizá-los online para chegar a todas as pessoas do mundo», refere a startup em comunicado, revelando que «ambiciona ainda chegar a mais três localizações físicas, com o objectivo de passar de 60 a 200 alunos por escola e recrutar dez novos colaboradores, duplicando assim o quadro de funcionários».